terça-feira, agosto 30, 2011

Onde estão os homens de Teixeira dos Santos

Segundo o digital Dinheiro Vivo, "no dia em que se soube que Carlos Costa Pina, o braço-direito de Teixeira dos Santos na CMVM e depois no Ministério das Finanças, foi contratado pela Ongoing, o Dinheiro Vivo conta-lhe o que andam a fazer os homens do exs-ministro - e o próprio.
Fernando Teixeira dos Santos de volta às aulas
Retoma no próximo mês aquela que assume ser a sua vocação: leccionar. De regresso à Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde se formou, em 1973, e começou a sua carreira docente, está-lhe reservada a cadeira de Economia Portuguesa . O ex-ministro das Finanças é professor associado da FEP e membro do grupo científico de economia. Em declarações ao Dinheiro Vivo, no final de Junho, João Proença, director daquela faculdade, confirmava que o antigo titular da pasta das Finanças retomaria a actividade académica em Setembro. Teixeira dos Santos volta às aulas, carreira interrompida em 1995, quando saiu da FEP para exercer o cargo de secretário de Estado do Tesouro, onde manteve até 1999, quando seguiu para a CMVM até entrar para o governo como ministro das Finanças.
Carlos Costa Pina contratado pela Ongoing
O ex-secretário de Estado do Tesouro e homem forte de Teixeira dos Santos desde os tempos da CMVM, é a mais recente contratação do grupo Ongoing. O antigo governante vai ter responsabilidades na área financeira do grupo de Nuno Vasconcellos já a partir de Setembro, confirmou o Dinheiro Vivo. No agbinete do então ministro Teixeira dos Santos, Costa Pina tinha, entre outras responsabilidades, a tutela do sector empresarial do Estado - no qual se inclui a RTP, negócio em que a Ongoing está bastante interessada.
Emanuel dos Santos regressa ao Banco de Portugal
Depois da passagem pela secretaria de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos volta ao Banco de Portugal, onde entrou pela primeira vez em 1989. Licenciado em Economia pelo Técnico, deu aulas desde que acabou curso, sendo a Universidade Nova o local onde leccionou mais tempo (1980-2000). Entrou no Ministério das Finanças com Teixeira dos Santos em 1995, como chefe de gabinete do então secretário de Estado do Tesouro e Finanças, mas ficou apenas dois meses. Voltou ao governo com Teixeira dos Santos em 2005, depois de desempenhar funções de director do Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças, director-geral de Estudos e Previsão do Ministério das Finanças (1996 a 2000) e administrador do Instituto de Gestão do Crédito Público (2000 a Julho de 2005).
Gonçalo Castilho dos Santos de volta à CMVM
Esteve desde princípio com o então ministro das Finanças Teixeira dos Santos, primeiro como chefe de gabinete, depois como secretário de Estado da Administração Pública (em 2008, quando João Figueiredo sai para o Tribunal de Contas). Os dois conheceram-se na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, onde Gonçalo Castilho dos Santos esteve entre 1997 e 2005, como técnico jurista e dirigente com responsabilidades na actividade regulatória. Depois de sair do governo, voltou à base, desempenhando agora funções no departamento financeiro e patrimonial da CMVM.
Sérgio Vasques também retomou a vida antiga
Era Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa quando Teixeira dos Santos o chamou a integrar o gabinete como secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em substituição de Carlos Lobo. E foi para lá que voltou como Coordenador da Pós-Graduação de Direito Fiscal do IDEFF
”.

Sem comentários: