Segundo o jornalista do Económico, Nuno Miguel Silva, "Aliança ibérica inclui a construtora Eusébios e prevê para 2011 novo parque no aeroporto do Porto. Hoje, consegue-se ir e vir de avião a Londres ou Paris por 30 ou 40 euros, mas deixar o carro no parque de estacionamento do aeroporto custa mais que isso.Para concorrer com os preços actuais, chegou ontem a Portugal um novo negócio do que promete revolucionar este estado de coisas e a gestão de parques de estacionamento. A Aeroparques, uma parceria empresarial ibérica, inaugurou ontem, nas imediações do aeroporto de Lisboa, no Prior Velho, um parque de estacionamento ‘low cost' com capacidade para mil automóveis. A empresa recebe as viaturas no próprio parque ou vai buscá-las ao aeroporto no local combinado com o cliente, e assegura que à sua chegada lá estará com o seu carro ou preparado para o levar até ao parque para aí recolher a viatura. O pagamento é feito no regresso da viagem, em dinheiro, transferência bancária, multibanco ou no ‘site' da empresa. O preço praticado é de 14 euros nas primeiras 48 horas (sete euros por dia). A partir do terceiro dia, o preço passa a ser de cinco euros diários. Uma tarifa muito mais atractiva do que a praticada actualmente nos parques de estacionamento da ANA na Portela. No parque 1, o mais próximo do aeroporto, o custo para estacionar o automóvel é de 47 euros por dia. A Aeroparques oferece um serviço extra, que é a lavagem gratuita do carro, incluída no serviço. "Não estamos aqui para fazer concorrência a ninguém, nem somos mais um parque de estacionamento. Estamos aqui para responder a um apelo das pessoas que hoje pagam mais para estacionar os carros quando viajam de avião do que pagam pelo próprio bilhete", assegura José Matos, director de comunicação da Aeroparques, ao Diário Económico. A Aeroparques é uma parceria entre a empresa galega Lavacolla e os portugueses da Imoparques, que junta os interesses de diversificação de actividade da construtora Eusébios ao ‘know-how' já adquirido pela Mediata na gestão de parques de estacionamento convencionais. "Em Portugal, temos [Imoparques] maioria do capital. Em Espanha, temos uma posição minoritária, mas de menos 1%, portanto, equilibrada", revela José Matos. A Lavacolla já experimentou esta fórmula com sucesso em três parques de estacionamento de aeroportos espanhóis: Santiago de Compostela, Vigo e Sevilha. Hoje, esta parceria ibérica inaugura outro parque de estacionamento ‘low cost' no aeroporto de Barajas, em Madrid. Até ao final do ano, a receita vai repetir-se com outros dois parques, um no aeroporto de Barcelona e outro no aeroporto Sá Carneiro, no Porto. Para Portugal, o grupo está ainda a estudar uma infra-estrutura no aeroporto do Funchal. Com o parque ontem inaugurado, a Aeroparques investiu um milhão de euros, que, segundo José Matos, poderá ser reforçado em mais 500 mil euros com outro parque com capacidade para outros mil automóveis. A duplicação de capacidade poderá ocorrer daqui a seis meses se a procura assim o ditar. No Porto, o investimento previsto para o segundo semestre de 2011 é de 750 mil euros"
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