terça-feira, novembro 30, 2010

Jaime Ramos: "Os bancos continuam a servir-se do Estado para se financiarem em vez de apoiarem a economia nacional"

"Mais uma vez, o Partido Socialista e José Sócrates desenvolveram uma série de “asneiras” que fizeram “mergulhar” Portugal, a Madeira e os Açores num poço sem fundo. Tudo isto foi feito com a cumplicidade da esquerda do “caviar” e do Partido Comunista. Sem vislumbrar qualquer saída para a situação, vêm, agora, pedir ajuda ao PSD para salvar Portugal.
Apenas por razões patrióticas e no sentido de salvaguardar a imagem do País, o PSD, embora alterando algumas propostas negativas no campo social, em que os socialistas pretendiam penalizar os Portugueses, Madeirenses e Açorianos, aceitou viabilizar o Orçamento de Estado para 2011. Neste momento estão criadas as condições para que o País possa ir recuperando a sua estabilidade económica e a credibilidade nos mercados Financeiros Internacionais.
Temos muitas dúvidas sobre a capacidade da equipa socialista de Sócrates que tem demonstrado incompetência, incoerência e mesmo divisão interna, este último facto pode agravar a situação financeira, social e consequentemente a não resolução dos problemas caóticos que nos afligem. Mas há uma situação que muito preocupa todos os Portugueses, Madeirenses e Açorianos, que é a dependência económica/financeira que o Governo se deixou condicionar; “depender” dos Grupos Financeiros Portugueses.
As entidades Bancárias Portuguesas, infelizmente, continuam a se servir do Estado para se financiar no BCE a taxas de juros de 1% e em vez de apoiarem a economia Portuguesa e as Pequenas e Médias Empresas estão a adquirir dívida Pública Portuguesa a taxas de 7%.
É um verdadeiro escândalo! Pois não faz sentido que as únicas entidades que no actual sistema financeiro podem conceder créditos às famílias e as Empresas não o façam e que continuam a ter lucros de milhões de euros por dia à custa do Estado, que é o mesmo que dizer à custa de todos os Portugueses.
Tudo isto tem de acabar, pois vai contribuir para a falência das Empresas e das Famílias, além do normal aumento do desemprego.
Ou o Governo toma decisões políticas sobre a gestão da Banca, ou então tem de intervir e colocar os Bancos ao serviço do Povo e não do lucro especulativo.
Há aqui uma cumplicidade inexplicável, inadmissível numa sociedade democrática, onde o poder económico quer controlar o poder político.
Nas Regiões, passa-se o mesmo, as Empresas e as Famílias andam desesperadas, pois não existem alternativas de financiamento.
Tudo isto tem resultado na insolvência de algumas empresas e no aumento do desemprego, e tudo devido à passividade dos Socialistas do Governo de Sócrates.
O que é ridículo é a forma como os Socialistas da Região, embora sejam apenas 7, aparecem diariamente na Plataforma Diário de Notícias/BE/PND/PCP/CDS/PS/MPT a proporem que os Madeirenses paguem com os seus impostos aquilo que os socialistas nos “roubam” em Lisboa. Os Madeirenses descontaram e descontam milhões de euros para a Segurança Social do seu Trabalho e agora os socialistas vão reduzir os benefícios sociais: as reformas, as comparticipações de medicamentos. Esses senhores sem “escrúpulos”, sem vergonha, querem que os Madeirenses dos seus impostos compensem o que nos é roubado pelo Governo Socialista. Vão tirar de 5 a 15% dos ordenados dos funcionários públicos e querem que os Madeirenses dos seus impostos compensem o roubo que fazem aos funcionários públicos. Não investiram um cêntimo nas infraestruturas Aeroportuárias do Porto Santo e da Madeira e agora querem que se reduza as taxas para que os Madeirenses paguem dos seus impostos a diferença dessa baixa de taxas.
O que se tem verificado é que a Plataforma Diário de Notícias/PCP/PS/CDS/MPT/PND/BE pretende é denegrir a imagem da Região, pois já demonstraram e demonstram que não têm capacidade para apresentar propostas consistentes, viáveis e válidas de alternativas à governação social-democrata. Só sabem, diariamente, através de conferências de imprensa numa televisão da Madeira e Rádio politizada e controlada por complexados da esquerda aliada à Plataforma liderada pelo Diário de Notícias, reivindicar na Madeira o que nos tiram em Lisboa e de aumentar as despesas e diminuir as receitas.
Há na realidade um grande deficit de oposição que se lamenta, pois desde que a liderança passou para o Diário de Notícias com a actual liderança do PS na Assembleia Legislativa acentuou-se esse deficit da oposição. Esperamos que em 2011, ano de eleições Regionais, possamos ter uma oposição livre do controlo económico de grupos que andam desesperados por deixar de mandar na Política da Região. Quem tem a palavra de decidir é o Povo e não grupos desesperados que no passado, quando da ditadura, controlavam a Região como queriam e entendiam. Que 2010 seja esquecido e apenas lembrado como o Ano Negro do Socialismo. Que 2011 nos traga novos Governantes na República e uma Oposição na Região mais competente e menos complexada e odiosa, são os nossos votos e da maioria social-democrata da Madeira e do Porto Santo
" (editorial de Jaime Ramos, director do Madeira Livre, edição de Dezembro deste ano)

Sem comentários: