segunda-feira, março 08, 2010

TGV adiado dois anos...

Do mesmo modo foi revelado pela agência Lusa que "as linhas de alta velocidade entre Lisboa e Porto e entre Porto e Vigo vão ser adiadas dois anos, disse o ministro das Finanças na conferência de imprensa onde apresentou as principais linhas do Programa de Estabilidade e Crescimento. “O investimento público teve um pico em 2009 com os programas de estímulo à economia, e esse esforço irá ser atenuado nos próximos anos, regressando a valores anteriores, e neste domínio decidimos o adiamento da execução das linhas de alta velocidade entre Lisboa e Porto e entre Porto e Vigo”, disse Fernando Teixeira dos Santos. Questionado sobre se essa era uma cedência ao PSD, que tem criticado nos últimos tempos a manutenção destes avultados investimentos em tempo de crise, o ministro respondeu que “esta proposta não foi aprovada para dar razão a ninguém, mas sim para criar um quadro de finanças públicas com um défice mais baixo e com contas mais sustentáveis”. A linha de alta velocidade Lisboa-Porto, com abertura prevista para 2015, fica assim adiada para 2017, enquanto a linha Porto-Vigo só estará concluída em 2015. O ministro do Fomento espanhol, José Blanco López, anunciou, em Novembro passado, que a linha Porto-Vigo não estaria concluída antes de 2015, dois anos depois do previsto, devido a dificuldades na obtenção da Declaração de Impacto Ambiental (DIA) do troço entre Vigo e Porriño. Na sequência deste anúncio, o secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, garantiu que Portugal não iria lançar “um concurso para construir uma linha de alta velocidade para parar na fronteira”. A linha Porto-Vigo terá uma extensão de 125 quilómetros, dos quais 100 quilómetros em território português. O investimento na primeira fase, entre Braga e Valença, é de 845 milhões de euros, de acordo com a informação disponível na página da RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade na Internet. A linha Lisboa-Porto representa um investimento de 3,8 mil milhões de euros, segundo a RAVE".

Sem comentários: