Os resultados do Barómetro Político daMarktest mostram que o Presidente da República, Cavaco Silva, viu o seu saldo de imagem descer em Fevereiro, apresentando um saldo de imagem de 25.4%, menos 18.2 pontos percentuais do que em Janeiro e menos 4.5 pontos percentuais do que em Fevereiro de 2009.
Paulo Portas foi mais uma vez o líder partidário a apresentar o saldo de imagem mais favorável, o que vem acontecendo desde Outubro de 2009. Em Fevereiro o saldo de imagem do líder do CDS-PP foi de 9.3%, um valor que representa uma descida de 2.4 pontos percentuais face ao mês anterior, mas uma subida de 23.3 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2009. Esta subida homóloga é o melhor resultado entre as personalidades em análise. A segunda posição também não sofreu alteração, com o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, a apresentar um saldo de imagem de 2.7%. Este valor significou, no entanto, uma quebra mensal de 1.5 pontos percentuais e homóloga de 14.8 pontos percentuais, a maior quebra homóloga entre as personalidades em análise. Em terceiro lugar, e também sem alterações, ficou Jerónimo de Sousa, líder do PCP. Contudo este líder regressou a valores negativos, o que não acontecia desde Setembro de 2009. Em Fevereiro de 2010 o seu saldo de imagem foi de -3.6%, menos 5.8 pontos percentuais do que em Janeiro e menos 3.2 pontos percentuais do que em Fevereiro de 2009. O Primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates protagonizou a maior quebra em termos de saldo de imagem, chegando a Fevereiro com -23.7%, o seu valor mais baixo desde Maio de 2009. A líder do PSD, Manuela Ferreira, manteve a última posição com um saldo de -43.6%, o que representa uma pequena subida de 0.3 pontos percentuais face a Janeiro mas uma descida de 10.1 pontos percentuais face a Fevereiro de 2009.
O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas. (fonte: Marktest.com, Março de 2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário