quarta-feira, agosto 26, 2009

Preços motivam mudança de operador móvel

O Barómetro de Telecomunicações contabiliza, no trimestre móvel de Agosto de 2009, 1 534 mil residentes em Portugal com 10 e mais anos que afirmam já ter mudado de operador de rede móvel, um valor que corresponde a 18.3% dos possuidores de telemóvel nesta faixa etária.

É junto da população entre os 15 e os 24 anos que se observa menor fidelidade ao operador, já que, entre os possuidores de telemóvel neste grupo etário, 24.9% afirma já ter mudado de operador. Entre as regiões, é no Litoral Norte que se observa a maior taxa de residentes que dizem já ter mudado de operador (20.8%) e, entre os géneros, são os homens os que se mostram menos fiéis, pois 20.7% diz já ter mudado de operador móvel.


Embora a grande maioria dos portugueses, 73.9%, diga nunca ter mudado de operador, os que o fazem são motivados pelo preço, razão apontada por 31.7% deles. A comunidade de contactos (o facto de familiares ou amigos estarem ligados à nova rede) motiva 27.7% dos que mudam de operador. Estas duas razões representam 59.4% do total apontado por quem diz já ter mudado de operador. Outras razões, como a maior área de cobertura ou a má assistência ou serviço deficiente, recebem menores referências (9.4% e 6.9%, respectivamente).

A análise teve como base indicadores do estudo Barómetro de Telecomunicações da Marktest para o universo composto pelos residentes em Portugal com 10 ou mais anos. (fonte: Marktest.com, Agosto de 2009)

Sem comentários: