quarta-feira, agosto 26, 2009

Meo lidera recordação publicitária do semestre

Entre Janeiro e Junho de 2009, a Meo afirmou-se como a marca que mais lisboetas e portuenses recordam ter visto publicitada, segundo os dados do estudo Publivaga da Marktest. À pergunta "Que anúncios recorda ter visto publicitados, recentemente?", base para a criação do indicador "recordação de publicidade genérica" do estudo Publivaga da Marktest, as maiores referências entre os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto com idades compreendidas entre os 8 e os 64 anos foram, no primeiro semestre do ano, para a Meo. A Coca-Cola foi a segunda marca mais referida por estes indivíduos e o Continente a terceira. A TMN/Telemóveis TMN e a Vodafone/Telemóveis Vodafone ocuparam o quarto e quinto lugar na análise dos dados relativos ao primeiro semestre do ano. Mas, a análise do perfil sociodemográfico destes entrevistados permite outras conclusões. Assim, se os homens afirmaram recordar-se da Meo, entre as mulheres foi a Coca-Cola a marca com maior índice de recordação genérica. Entre as idades, podemos ver que, para cada idade, a sua marca. Os jovens dos 8 aos 14 anos referiram com mais frequência a Vodafone/Telemóveis Vodafone, enquanto entre os 15 e os 24 anos as maiores referências foram para a Coca-Cola. Já junto dos indivíduos dos 25 aos 34 anos a Meo foi a mais recordada e entre os 35 e os 44 foi a Coca-Cola que obteve mais referências. Os mais idosos afirmaram recordar-se com mais frequência do Continente. As regiões mostram igualmente diferenças. Enquanto na Grande Lisboa é a Meo a marca mais recordada, no Grande Porto esse lugar pertence ao Continente. Junto das classes sociais também são visíveis diferenças, pois enquanto a Meo é a marca mais recordada pelos que pertencem à classe alta ou média alta, esta marca divide a primazia com a Coca-Cola junto dos indivíduos da classe média e, entre os que pertencem às classes mais baixas, é o Continente a mais recordada.

Esta análise tem como base o Publivaga, um estudo regular da Marktest que permite conhecer a recordação e a memorização da publicidade das marcas, sendo um instrumento de referência na medição da eficiência das campanhas publicitárias. A informação apresentada nesta análise tem por base o universo constituído pelos indivíduos com idades compreendidas entre os 8 e os 64 anos residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto. (fonte. Marktest.com, Agosto de 2009)

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