domingo, janeiro 28, 2007

Em Udine (3)

A Comissão Permanente da CALRE integra o Presidente da Conferência, o alemão Peter Starub (Landtag von Baden-Württemberg), que já foi Presidente do Comité das Regiões, o anterior Presidente – Ricardo Nencini, Presidente da região italiana da Toscania/Florença– e um representante por cada um dos países membros da organização:
·Gebhard Halder - Vorarlberger Landtag (Austria)

· Jean-François Istasse – Parlamento da Comunidade Francesa da Bélgica
· Barbro Sundback - Presidente do Palamento das Alands (Finlândia)
· Alessandro Tesini - Presidente do Consiglio Regionale della Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia (Italia), e anfitrião desta reunião
· José Miguel Mendonça - Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (Portugal)
· Miguel Ángel Palacio Garcia - Presidente do Parlamento da Cantabria (Espanha)
· Dafydd Elis-Thomas - Presidente da Assmebleia National do Pais de Gales (Reino Unido)
A Comissão Permanente volta a reunião em 20 e 21 de Junho nas ilhas Åland, na Finlândia, seguindo-se a 13 e 14 de Setembro 2007, em Stuttgart a reunião que antecede a reunião plenária agendada para 21 de Outubro em Berlim
A CALRE reúne os parlamentos regionais da União Europeia com capacidade legislativa. Em total trata-se de 74 regiões de 8 países. Em conjunto estas regiões representam mais de 200 milhões de habitantes. Mais especificamente a CALRE é constituído pelos parlamentos das comunidades autónomas espanholas; os concelhos regionais italianos; as assembleias das regiões e comunidades belgas; os parlamentos dos Länder austríacos e alemães; o parlamento autónomo de Åland (Finlândia); as assembleias regionais dos Açores e da ilha da Madeira (Portugal); e as da Escócia, do País de Gales e da Irlanda do norte (Reino Unido).
Embora com competências diferentes, trata-se cada vez de parlamentos regionais com duas características em comum: pertencem à UE e têm competência legislativa. Estas características conferem à CALRE uma forma de homogeneidade que é crucial para a determinação de objectivos comuns.

Sem comentários: