quarta-feira, agosto 20, 2008

FSD: uma questão pertinente

Do Regulamento de atribuição das bolsas de estudo anuais aos estudantes universitários carenciados (900 euros anuais) consta apenas como exigência da FSD isto:
Obrigação de Participação em Actividades Culturais da Fundação.
6.1. Os beneficiários da bolsa são obrigados a participar em pelo menos quatro conferências anuais, de iniciativa da Fundação.
6.2.Para o efeito deverão assinar o registo de presenças.
6.3.O não cumprimento do estipulado no ponto 6.1. implica a perda do direito à bolsa e a nova candidatura e a devolução das importâncias já auferidas no âmbito deste regulamento.
Não vejo a relação entre esta disposição e a exigência de filiação partidária previa na JSD ou no PSD. Mas uma coisa é certa como me chamava hoje a atenção alguém por correio electrónico: "A Fundação chama-se Social-Democrata, não Fundação Socialista, Fundação Comunista ou Fundação Democrata Cristã. Não percebo a ingenuidade de quem contesta os procedimentos da Fundação, sejam eles quais forem, se quem a ela se dirige já sabe ao que vai e a quem vai bater à porta. E as fundações e Institutos que existem em Lisboa ligados a partidos concedem apoios a pessoas com filiação partidária noutros partidos políticos?". Mesmo assim continuo a pensar: se a FSD apenas quer apoiar jovens estudantes universitários filiados na JSD ou no PSD está no seu direito. Mas tem que o assumir, inequivocamente, nos regulamentos, para que não possam existir dúvidas a este respeito. Aliás só hoje constatei que o site da FSD tem duas falhas grave, na medida em que dele não constam os respectivos Estatutos. Acho que esta omissão deve ser rapidamente superada, porque no fundo são os Estatutos que estabelecem as regras de actuação das Fundações e as enquadram. Do mesmo site não consta por exemplo a composição dos órgãos directivos da Fundação, facto que me parece absolutamente necessário seja imediatamente reparado.

Sem comentários: