terça-feira, março 24, 2020

Covid19: O QUE EU ANDEI PARA AQUI CHEGAR - UM CURRÍCULO VISUAL

Em menos de três meses, um novo tipo de coronavírus, designado SARS-CoV-2, responsável por uma doença batizada Covid-19, saltou de um mercado na China para todo o mundo. No início da semana, tinha afetado já perto de 170 mil pessoas em mais de 150 países, com o número de novos casos a crescer exponencialmente todos os dias. Esta é a (curta) biografia de uma pandemia.
-5/1 - Uma ameaça desconhecida
A Organização Mundial de Saúde (OMS) dá conta, em comunicado, da identificação de 44 casos de pneumonia “de origem desconhecida” na cidade de Wuhan, na China. Segundo as autoridades locais, vários pacientes são vendedores do mercado de peixe, marisco e aves, e os primeiros casos foram identificados no final de 2019.

- 11/1 - A primeira morte
As autoridades chinesas anunciam a primeira fatalidade do novo tipo de coronavírus identificado quatro dias antes: um homem de 61 anos que era cliente habitual do mercado onde terá começado o contágio. Por esta altura, não existem ainda indícios de transmissão entre humanos do novo vírus.
- 20/1 - O vírus salta fronteiras
A OMS revela os primeiros casos de infeção com o novo vírus fora da China, na Tailândia, Japão e Coreia do Sul, seguindo-se vários outros países nos dias seguintes. As autoridades chinesas confirmam que o vírus se transmite entre humanos.
- 30/1 - Uma emergência global
Uma semana depois de Wuhan, uma cidade com 11 milhões de habitantes, ter sido colocada em quarentena, e numa altura em que há já mais de 8200 casos identificados em 18 países, a OMS classifica o surto como uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
- 23/2 - Alarme em Itália
Depois da confirmação da terceira morte pelo novo vírus, e com quase 150 casos, o maior número na Europa, Itália intensifica medidas para tentar travar a progressão do contágio. É proibida a entrada e saída dos dois principais focos do surto (os 10 municípios da província de Lodi e a localidade de Vo’Euganeo), são fechadas escolas em Milão, cancelados eventos desportivos e suspensos os últimos dois dias do Carnaval de Veneza.
- 2/3 - A vez de Portugal
É confirmado o primeiro caso de infeção em Portugal, um médico de 60 anos que tinha regressado de férias de Itália. Nesse mesmo dia, é revelado um segundo caso, de um homem de 33 anos que terá sido contagiado em Valência, Espanha.
- 11/3 - Pandemia torna-se oficial
Menos de três meses depois de serem conhecidos os primeiros casos em Wuhan, China, e com mais de 118 mil infetados e mais de 4000 mortes em 114 países, a OMS declara que a epidemia de Covid-19 é, oficialmente, uma pandemia.
- 16/3 - A primeira vítima portuguesa
É anunciada a primeira morte em Portugal de um paciente com coronavírus, um homem de 80 anos, antigo massagista do Estrela da Amadora, que estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e sofria de outras patologias (Expresso)

Sem comentários: