quinta-feira, abril 18, 2019

Acidente com um autocrro no Caniço provocou 28 mortos: Hospital faz balanço

Informamos que no dia de hoje 18 de abril, este é o ponto de situação do acidente que ocorreu no dia de ontem no Caniço, na Ilha da Madeira:
No dia 18 de abril permanecem no Hospital Dr. Nélio Mendonça 19 vítimas, das quais:
- 8 vítimas tiveram alta
- 8 vítimas estão internadas na Ortopedia
- 4 vítimas estão na Unidade de Cuidados Intensivos
- 1 Vitima na Unidade de Cuidados Intermédios Cirúrgicos
- 6 Vítimas em Observação no Serviço de Urgência
Destas, há que referir que 5 vítimas foram submetidas a intervenções cirúrgicas no âmbito da especialidade de ortopedia e cirurgia geral (2 portuguesas e 3 estrangeiros). Ainda durante o dia de hoje está prevista uma intervenção cirúrgica numa vítima de nacionalidade estrangeira. Das 28 vítimas que deram entrada no Hospital no dia de ontem, 8 tiveram alta hospitalar e importa recordar que não há registo de crianças.
Recordamos que das vítimas, duas são de nacionalidade portuguesa e as restantes de nacionalidade estrangeira, maioritariamente Alemã. Tratam-se de 10 vitimas do sexo masculino e 18 do sexo feminino, com idades entre os 40 e os 60 anos. Há que lamentar o falecimento das 28 vítimas no local do incidente e de uma outra vítima que veio a falecer no Hospital Dr. Nélio Mendonça (Mulher, estrangeira)
Perante este incidente, no Hospital foram de imediato disponibilizados meios para prestar apoio às vítimas e familiares e foram criadas linhas de apoio para esclarecimentos. Foram reforçadas as equipas, médicos, assistentes sociais, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, entre outros. Mobilizaram-se os responsáveis da agência, tradutores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para o Hospital para prestar o apoio necessário.
Foram mobilizadas equipas para prestar apoio psicológico no local do acidente, no Hotel e no Hospital.
Em virtude do número de vítimas mortais, foi solicitado apoio ao Instituto de Medicina Legal que enviou uma equipa para colaborar na realização das autópsias para que os cadáveres sejam mais rapidamente possível identificados e para que seja permitida a sua transladação para o país de origem. Neste momento, estão confirmadas 29 vítimas mortais, todos de nacionalidade estrangeira (17 Sexo Feminino e 12 Sexo Masculino).
Queremos agradecer a todos os profissionais envolvidos neste incidente, sem exceção, nomeadamente profissionais de saúde, psicólogos, agentes de proteção civil, agentes de segurança, bombeiros, tradutores, agentes, entre outros, pela disponibilidade no apoio às vítimas do trágico acontecimento"

Sem comentários: