quinta-feira, janeiro 31, 2013

RTP: uma patética iniciativa da coligação PSD/CDS

Acabo de seguir a discussão na Assembleia da República de uma proposta da maioria PSD/CDS propondo que a RTP retome programas sobre agricultura e/ou pescas emitidos pela estação há alguns anos. Reza a recomendação da maioria que "atendendo às responsabilidades decorrentes da concessionária de serviço público, pondere a possibilidade de se promover a emissão de um programa televisivo, em canal aberto, de cobertura nacional e nas comunidades portuguesas, com periodicidade mínima semanal, para divulgar as atividades e as potencialidades associadas à Agricultura e ao Mar que se desenvolvem em Portugal".
Trata-se de uma iniciativa idiota, absolutamente patética de uma maioria parlamentar que frequentemente roça os limites do tolerável. Apesar de ser uma empresa pública, a liberdade editorial da RTP tem que ser preservada contra estas ingerências, e mesmo que o ministro Relvas não tenha sido capaz de levar adiante o seu propósito de destruição lenta da empresa, quiçá para fazer algum frete à concorrência privada, a liberdade editorial é um princípio sagrado.
Era o que faltava que um parlamento se viesse imiscuir-se em matérias que não lhe dizem respeito. Aliás não deixa de ser patético que um governo de coligação, apoiado por esta maioria, que revela incapacidade em incentivar a agricultura e as pescas, pretenda por via da sugestão avulsa de iniciativas jornalísticas, disfarçar o "sol com a peneira". Já agora porque não recomendaram, programas sobre as patifarias feitas com a legislação laboral para esclarecer as pessoas dos direitos roubados em alterações da legislação feitas para para facilitar o despedimento? Ou porque não programas dedicados à roubalheira dos salários, às bandalhices na segurança social com o vergonhoso roubo de pensões e reformas? E que tal um programa sobre o caos na educação, a perseguição aos professores ou a pouca-vergonha no ensino superior? Ou que tal um programa sobre a Saúde e as orientações que tem sido tomadas neste sector?! Caramba, deixem a RTP da mão. É que já mete nojo!