quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Candidatura de Jacinto incomoda Bernardo

"Jacinto Serrão apresenta, hoje, de manhã, na sede nacional do PS, a sua candidatura a secretário-geral do partido, acompanhada de uma moção política de orientação. Um acto que decorrerá no Largo do Rato, em Lisboa e que tem por objectivo obrigar ao debate de questões incómodas no interior do partido. Serrão avança, sobretudo, para marcar uma posição da estrutura regional no interior do PS. Como foi noticiado, tem o apoio alargado dos socialistas madeirenses. No entanto, nem todos os principais dirigentes terão ficado satisfeitos com esta opção de concorrer contra José Sócrates. Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, terá manifestado o seu incómodo em relação a uma decisão que o deixa entre 'dois fogos' e vai obrigar a um distanciamento do confronto com a direcção nacional. Trindade é membro do Governo de José Sócrates, mas também preside à Comissão Regional, principal órgão entre congressos do PS-M e é, estatutariamente, o dirigente terá de assumir a presidência do partido em caso de demissão do líder.
O secretário de Estado do Turismo terá manifestado a sua opinião contrária à candidatura de Serrão. No interior do PS-M, embora se reconheça a posição delicada em que ficou Bernardo Trindade, acredita-se que irá manter-se afastado das polémicas.
Sócrates sem listas na Região?
A decisão de avançar com uma moção de estratégia foi tomada depois de reuniões de coordenadores e do núcleo duro de dirigentes do PS-M.Jacinto Serrão decidiu assumir uma posição e protestar pelo esquecimento a que os socialistas madeirenses têm sido votados pelas sucessivas direcções nacionais do partido. Nos últimos tempos, não terá havido qualquer contacto entre as direcções regional e nacional do PS. As visitas de ministros à Região, em que ignoram completamente o PS-M, também não terão ajudado a aproximar Jacinto Serrão de José Sócrates.
O apoio da maioria dos dirigentes concelhios a esta candidatura a secretário-geral, bem como da maioria dos membros dos órgãos do PS-M, deixa pouca margem de manobra a eventuais apoios regionais a José Sócrates.
Nos meios socialistas já se questiona se, na Madeira, haverá listas de apoio ao actual secretário-geral socialista, uma vez que não será fácil encontrar subscritores suficientes.
Sem comentários
Confrontado com a candidatura de Jacinto Serrão à liderança nacional do partido, concorrendo contra José Sócrates, Bernardo Trindade só teve uma resposta: "Não faço comentários".O secretário de Estado do Turismo também é dirigente do PS-M - preside à Comissão Regional - e, por várias vezes, foi apontado como uma alternativa forte de liderança do PS-M. Esta decisão de Serrão coloca-o numa situação complicada, perante Sócrates e em relação às bases do PS-M"
(texto do jornalista do DN do Funchal, Jorge Freitas Sousa, com a devida vénia)

Sem comentários: