quinta-feira, março 26, 2009

Se a moda pega...

Na Escócia, foi vandalizada a casa do antigo líder do Banco Real da Escócia. Ele é considerado um dos principais responsáveis pelo colapso do Banco, mas mesmo assim tem uma reforma milionária. O grupo responsável pelo ataque admite voltar a fazer o mesmo.
***
A crise desencadeou em França um episódio inédito
Um empresário foi sequestrado no próprio gabinete por um grupo de trabalhadores que recusa o despedimento. Há negociações em curso, mas o impasse mantém-se há horas. O caso reflecte as tensões sociais em França por causa da crise que provocou já dois milhões de desempregados.
***
Sobre este tema recomendo este texto da jornalista do Publico, Ana Rita Faria, intitulado “Pensões milionárias, demissões e fechos de fábricas fazem disparar a agitação social” que considero actualizado e pertinente: “Uma pensão anual de 750 mil euros, três janelas de casa partidas, menos dois vidros no Mercedes S600. O dia amanheceu sombrio no bairro de Morningside, em Edimburgo. Antes do raiar do sol já a casa de Fred Goodwin, ex-presidente do Royal Bank of Scotland (RBS), estava rodeada de polícias. Um grupo, que se chamou a si mesmo Os Patrões dos Bancos São Criminosos, partira janelas da moradia de Goodwin, bem como o vidro traseiro e um lateral do seu automóvel”.

Sem comentários: