quarta-feira, outubro 03, 2007

Europa: Semana do clima em Bruxelas

Esta semana, o clima ocupa um lugar central no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Nos dias 1 e 2 o encontro parlamentar organizado em parceria com o parlamento português reuniu mais de 200 deputados, nacionais e europeus, num debate destinado a encontrar formas de combater o aquecimento do planeta. No dia 3 tem lugar uma audição sobre alterações climáticas e desertificação, e no dia 4 os deputados irão debater o futuro do Protocolo de Quioto, pós-2012.
Encontro parlamentar sobre alterações climáticas
O encontro, que reuniu mais de 200 deputados, foi co-presidido pelo Presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, e pelo Presidente da Assembleia da República Portuguesa, Jaime Gama. O debate contou igualmente com a participação do Comissário europeu para o Ambiente, Stavros Dimas, com o ministro português do ambiente, Francisco Nunes Correia, e com o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
Parar a desertificação: um desafio para todos nós
Terras secas, calor intenso e chuvas fortes mas breves são as características climáticas com que os africanos já se confrontam diariamente. No entanto, o aquecimento do planeta vai extremar ainda mais estas condições e a desertificação continuará a ganhar terreno. O que deve ser feito, tendo em consideração que 250 milhões de pessoas são afectadas pela desertificação e que mais de mil milhões virão a sê-lo no futuro? Hoje, dia 3, a Comissão do Ambiente e os membros da Comissão Temporária sobre Alterações Climáticas organizam uma audição dedicada à desertificação. A audição conta com a participação de testemunhas da desertificação em África e com representantes de organizações internacionais. O objectivo é avaliar as dimensões do problema e os meios de que a União Europeia dispõe para agir nesta matéria. Leia tudo no site do Parlamento Europeu.

Sem comentários: