O Wärtsilä-Sulzer 14RT - flex96C é o maior motor a Diesel do mundo, tanto em tamanho como em capacidade volumétrica. Um gigante gerador de força, fabricado no Japão pela Diesel United, com tecnologia da empresa finlandesa Wärtsilä. Este monstro faz parte da linha de motores modulares RT-flex96C. São motores que podem assumir configurações entre 6 e 14 cilindros, o número “14” no início do nome (14RT) indica o número de cilindros, motores estes que são usados na indústria naval para mover os maiores navios do mundo.
A força gerada por este motor é aproveitada não só para mover as hélices dos navios, mas também para gerar energia elétrica (entregue a motores auxiliares) e também usada para alimentar os demais componentes do navio. O vapor gerado pelo arrefecimento das câmaras de combustão também é aproveitado, servindo para gerar energia elétrica. Um destes motores equipa atualmente o porta-conteiners Emma Mærsk, uma das maiores embarcações do mundo, que mede 397 metros de comprimento e pesa mais de 170 mil toneladas. Esse motor é de dois tempos e tem uma potência de 108.878 cavalos, um consumo de 14.000 litros/hora a 120 rpm, que aliás é a rotação máxima. E em termos de dimensões, este motor tem 13,52 metros de altura, 26,53 m de comprimento e pesa 2.300 toneladas; só o seu virabrequim (abaixo) pesa 300 toneladas (fonte: Internet, Angola offshore)
Sem comentários:
Enviar um comentário