No panorama nacional, há estações com diferentes
perfis comerciais e programáticos, que se refletem (ou respondem) a diferentes
perfis sociodemográficos dos seus públicos. E por esse facto também os locais
de escuta de rádio diferem entre as várias estações de rádio. Em termos médios,
o carro é o local em que mais residentes no Continente com 15 e mais anos dizem
ouvir rádio. No primeiro semestre de 2017, 4 milhões e 667 mil portugueses
ouviram rádio (referência: véspera), o que corresponde a 54.5%, segundo os
dados do estudo Bareme Rádio da Marktest.
Entre estes ouvintes de rádio, dois
em cada três ouviu no carro (66.1%), 31.7% em casa e 15.7% no local de
trabalho. Naturalmente, há duplicação de locais de escuta, pelo que a soma
destes locais excede os 100%. Mas o carro não é o local de escuta mais
frequente para todas as estações. Entre os ouvintes da Antena 1, Rádio
Renascença e Rádio Sim, o mais frequente é ouvir rádio em casa, algo que 74.9%
dos ouvintes da Rádio Sim faz. Os ouvintes da Antena 3 são os que mais referem
ouvir rádio no carro (84.8%). Já quanto ao local de trabalho, são os ouvintes
da Rádio Comercial que mais o privilegiam, sendo os únicos que referem ouvir
mais a estação no local de trabalho do que em casa (18.7% ouve essa estação no
local de trabalho). A análise tem como base os resultados do 1º semestre de
2017 do estudo Bareme Rádio da Marktest, que analisa o comportamento dos
residentes no Continente, com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio (fonte:
Marktest.com, Novembro de 2017)
Sem comentários:
Enviar um comentário