sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Grupo Pestana quer aumentar presença na Europa para 10 hotéis

Segundo o Económico, num texto da jornalista Dírcia Lopes, "o grupo Pestana definiu como estratégia reforçar o estatuto multinacional que tem vindo a conquistar nos últimos anos. A Europa está no centro dessa expansão em que o objectivo, até 2020, é para se atingir dez unidades com a marca Pestana. Em entrevista ao Diário Económico, o administrador e COO do grupo liderado por Dionísio Pestana, Luigi Valle, revela que "nesta década a perspectiva para a Europa é contarmos com, pelo menos, dez unidades. Já estamos em Londres, Berlim, Barcelona e temos a possibilidade de chegar a outras cidades". Com base nesta estimativa, a maior cadeia hoteleira portuguesa acaba de conquistar o 16º país com a entrada na Holanda, onde irá investir 35 milhões de euros no Pestana Amesterdão. Esta unidade vai contar com 157 quartos e estará em funcionamento em 2016. Luigi Valle realçou que esta estratégia para a Europa, definida há quatro anos, acaba por replicar a actuação do grupo no Brasil, onde está prestes a contabilizar uma dezena de hotéis com a abertura no Rio de Janeiro de mais uma unidade, o Pestana Rio Barra. Com esta estratégia, a mesma fonte garante que a cadeia hoteleira está mais perto de atingir a meta das 100 unidades que tem sido defendida pelo presidente do grupo, Dionísio Pestana. "Já estamos na casa dos noventa. Se vier a ser concretizado o que está agora a ser negociado chegamos às dez unidades na Europa e vamos aumentar o número de empresas na América do Sul" garante o administrador do grupo madeirense. Pelo que Luigi Valle antecipa que "o objectivo das 100 unidades é atingido nos próximos três a quatro anos". Sobre a América Latina, Luigi Valle reafirmou que "temos interesses em determinados países como no Uruguai, Chile, Perú. Mesmo na Colômbia queremos ter mais unidades porque o país está a ter um desenvolvimento muito forte e positivo".
Oportunidade para mais hotéis de cidade no Brasil
O reforço no Brasil - que hoje representa 14,5% das vendas - está também no plano estratégico do grupo Pestana, já que "é um país tão grande em que vamos a caminho das dez unidades, mas que se aparecerem outras oportunidades com certeza que estamos interessados", garante o gestor. Feitas as contas, Luigi Valle admite que além da unidade já existente em São Paulo "se o grupo Pestana tiver duas ou três hotéis em São Paulo não é nada negativo, antes pelo contrário. A mesma coisa no Rio de Janeiro. A oferta nestes dois estados é insuficiente", pelo que ainda há espaço para crescer, sobretudo na categoria de hotéis de cidade, para captar clientes do segmento ‘corporate'. Até concretizar este reforço da oferta, o grupo garante que já está a retirar proveito da realização, em Junho deste ano, do Mundial de Futebol no Brasil e irá beneficiar também dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Isto porque, de acordo com o responsável "já há hotéis esgotados". Luigi Valle revelou que "os dois eventos vão ser bastante importantes para as unidades do grupo no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Natal e também Curitiba. Já temos taxas de ocupação muito altas nessas unidades por causa destes eventos".