terça-feira, abril 27, 2010

Standard&Poor´s baixa rating português

Segundo o site da RTP, "a agência de notação financeira Standard&Poors´s cortou em dois níveis o rating da dívida de longo prazo de Portugal de A+ para A- e um nível no rating de curto prazo de A-1 para A-2. O ministro das Finanças reagiu de forma dura ao afirmar que o "país tem de responder a este ataque dos mercados". A Standard&Poors´s justifica a decisão com uma "perspectiva do aumento dos riscos orçamentais que Portugal enfrenta". A S&P prevê que a economia portuguesa estagne em 2010 e que o défice orçamental seja reduzido para 4,1 por cento em 2013, ao contrário das previsões do Governo - 2,8% - e acima do limite imposto por Bruxelas (abaixo dos 3%). "À luz do nosso cenário de crescimento económico revisto, esperamos que o Governo português tenha dificuldades em estabilizar o seu rácio de dívida relativamente alto no horizonte da projecção até 2013", diz a agência. "Para atingir os actuais objectivos prevemos que o Governo português vá precisar de implementar mais medidas de consolidação orçamental e mais profundas", acrescenta.
"Este é um momento decisivo", disse Teixeira dos Santos
De visita a Angola, o ministro das Finanças, quando confrontado com a notícia da alteração do rating, afirmou que "o país tem que responder a este ataque dos mercados. É tempo de o Governo e os partidos, em especial o PSD, se entenderem quanto a isto: há que executar as medidas necessárias. Não é tempo para querelas inúteis". Teixeira dos Santos alertou que "as dificuldades da crise ainda não acabaram e o que importa é ultrapassá-las o mais rapidamente possível a bem da robustez e solidez da recuperação económica e do reforço da competitividade da economia portuguesa". Para o ministro, a alteração da S&P "decorre do agravamento, provocado pela crise internacional, dos défices e das dívidas das generalidades dos países, em particular da zona euro". A decisão, disse ainda, "independentemente da opinião (...) quanto à sua justeza" não ajuda a "serenar os mercados, pelo contrário".
Presidente do PSD reúne-se com o primeiro-ministro quarta-feira
Em resultado deste corte do rating pela S&P, José Sócrates vai reunir-se amanhã com o presidente do PSD para analisar a situação económica nacional. Pedro Passos Coelho já confirmou a reunião, que terá lugar às 11h30 na residência oficial do primeiro-ministro e que, disse à Agência Lusa, será para avaliar medidas de combate ao "ataque especulativo" que a dívida portuguesa está a ser alvo".

Sem comentários: