segunda-feira, dezembro 28, 2009

João Jardim: "Habilmente, Sócrates aproveitou-se de campanhas tontas anti-Madeira"

"Tornou-se “politicamente correcto”, mentir que a Madeira seria um sorvedouro de dinheiros públicos. Apenas porque, do Orçamento de Estado, lhe eram transferidos dinheiros que, pela Constituição da República, são do arquipélago. Ninguém falou de os Açores receberem mais do que a Madeira, nem do resultado das políticas subsidiaristas daquela Região. Ninguém falou dos rios de dinheiro enviados para as ex-colónias, até para as mais ricas do que nós. Ninguém fala dos dois biliões e meio de euros gastos com a RTP, desde o ano 2000, em concorrência desleal às restantes empresas de televisão.
Ninguém recorda que, em 2008, os prejuízos globais do sector empresarial do Estado – 89 empresas para quê?!... – em 2008 os prejuízos ultrapassam um bilião de euros, mais 167% do que em 2007. E, só no sector dos transportes, a CP, os Metros de Lisboa e Porto, a STCP e a Carris, a dívida acumulada ronda os 11 biliões e meio de euros.
Entretanto o Governo Sócrates, após a saída do primeiro-Ministro das Finanças, instrumentalizando o Estado aproveitou para retaliar político-partidariamente a Madeira, cortando-nos verbas de que necessitávamos como de pão para a boca. Habilmente, aproveitava, assim, as campanhas tontas anti-Madeira, assentes no facto de, por cá, não sermos propriamente uma oposição de tons partidários, mas uma oposição de regime. Uma oposição que visa a reforma de um sistema político-constitucional comprovadamente inepto para que Portugal, ou seja um regime democrático decente e os Portugueses beneficiem de progresso. É evidente que nunca fora a Madeira uma causa, mínima sequer, dos sempre agravados problemas económico-financeiros da República Portuguesa. Antes, pelo contrário, sendo a Madeira, em 1974, a Região mais atrasada do País, encontrando-se num autêntico “estado de necessidade”, empenhámo-nos a trabalhar, investindo e infra-estruturando para melhorar as nossas condições de vida, da vida de pessoas que são também Portugueses. Desde há anos que nos cortaram receitas a que, pela Constituição e pela lei, tínhamos Direito. Mas a situação dos Portugueses foi piorando sempre. Afinal, a “culpa” não era da Madeira
" (crónica de Alberto João Jardim hoje emitida na TVI24)

Sem comentários: