segunda-feira, novembro 16, 2009

Turismo: Madeira com menos dormidas mas mais taxa de ocupação

Considerando a desagregação regional do total de dormidas, observa-se uma evolução negativa generalizada, com uma única excepção - a região Norte, que apresenta uma variação homóloga positiva de 3,4%. Das restantes regiões, destacam-se as evoluções mais negativas dos Açores, do Algarve e da Madeira, com reduções no número de dormidas entre 9% e 15%. O Alentejo, que nos três últimos meses apresentou crescimentos homólogos superiores a 20%, apresenta agora uma quebra de 2,2%.
Taxa Líquida de ocupação-cama e estada média
No mês de Setembro, os estabelecimentos hoteleiros apresentaram uma taxa de ocupação de 48,2%, inferior à do mês homólogo em 3,6 p.p.. A Madeira, o Algarve e Lisboa foram as regiões onde se verificaram os valores mais elevados da taxa de ocupação, contudo inferiores às registadas em Setembro de 2008. A estada média foi de 3 noites, igual à do mês homólogo. A nível regional destacam-se a Madeira, o Algarve e os Açores que apresentaram estadias que, em média, foram superiores ao total nacional.
Proveitos e Rendimento Médio por quarto (Rev Par)
Em Setembro de 2009, a hotelaria apresentou 195,6 milhões de euros de proveitos totais e 134,6 milhões de proveitos de aposento, equivalendo a decréscimos homólogos de cerca de 10% para ambos os indicadores. Em termos regionais observou-se uma quebra generalizada face a Setembro de 2008, superior a 10% nas Regiões Autónomas, em Lisboa e no Algarve, o que indicia que se mantêm as campanhas de preços promocionais para captação de clientes, face à redução da procura.O rendimento médio por quarto (Rev Par) foi de 36,8 euros, correspondendo a um decréscimo homólogo de 11,2%. As regiões de Lisboa e do Algarve apresentaram os valores mais elevados do Rev Par, superiores ao total nacional, embora correspondendo a variações homólogas negativas de 16,6% e 7,7% respectivamente.

Sem comentários: