terça-feira, novembro 03, 2009

Corrupção: PJ não vai desistir

Os jornalistas do Correio da Manhã, Eduardo Dâmaso e Tânia Laranjo, escrevem que "a nomeação de quadro da PJ que investigava no Porto a moeda falsa. Judiciária reforça caso ‘Face Oculta’Rui Nunes, coordenador da Polícia Judiciária do Porto, que liderava o combate à moeda falsa, tomou ontem posse na PJ de Aveiro. O investigador vai ter a seu cargo o processo ‘Face Oculta’, reforçando assim a equipa que está a investigar um dos maiores casos de corrupção dos últimos tempos. Rui Nunes é uma escolha pessoal de Teófilo Santiago, responsável pelo departamento da PJ de Aveiro, e a sua experiência na investigação da corrupção poderá dar um novo alento ao processo que envolve diversas figuras que já exerceram cargos públicos, como Armando Vara e José Penedos. Este quadro da Polícia Judiciária foi recentemente reconhecido pela hierarquia, tendo sido um dos coordenadores agraciados com um louvor no aniversário da Judiciária em Vila Real. Rui Nunes destacou-se também no combate ao crime violento, tendo já liderado a secção regional do Combate ao Banditismo da Polícia Judiciária do Porto durante vários anos. Desde que se encontra à frente da brigada que investiga a contrafacção de dinheiro, o coordenador conseguiu apreender números recorde de moeda falsa. Este reforço da equipa é tido como fundamental num momento em que o processo atinge uma nova fase. O conhecimento público da investigação, decorrente das buscas e da constituição de arguidos, obriga a PJ a correr contra o tempo. Neste momento as autoridades querem deduzir a acusação relativamente aos factos já apurados – e já conhecidos – para se poderem concentrar nas inúmeras certidões que, conforme o CM noticiou em primeira mão, já foram extraídas. A transferência deste quadro da PJ para Aveiro foi decidida na semana passada, mas só ontem foi conhecida com a publicação da transferência em ordem de serviço. Ao contrário do que é normal, Rui Nunes tomou posse no mesmo dia em que a sua nomeação foi conhecida. Refira-se ainda que a PJ pretende, em colaboração com o MP de Aveiro, que este processo se paute pela celeridade e fique reduzido ao essencial.
ARGUIDOS OUVIDOS EM AVEIRO DEPOIS DE AMANHÃ
Os catorze arguidos já constituídos no ‘Face Oculta’, entre eles os ex-governantes Armando Vara e José Penedos, começam a ser ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal de Aveiro depois de amanhã. As datas dos interrogatórios ainda não são conhecidas porque ontem foram refeitas, devido à demora da audição de Manuel Godinho, o único já interrogado e, para já, em prisão preventiva. O facto de os restantes arguidos se apresentarem no tribunal em liberdade não significa que o Ministério Público não possa propor a prisão preventiva.
PORMENORES
EXIGIDA AUDITORIA À REN
José Penedos exigiu, em reunião do Conselho de Administração, na passada sexta-feira, a realização de uma auditoria externa independente a todos os actos praticados entre a REN e a O2
PENEDOS NEGA
José Penedos disse aos seus colegas administradores não ter praticado qualquer acto ilícito ou meramente irregular no exercício das suas funções de presidente da REN".

Sem comentários: