terça-feira, fevereiro 27, 2007

Sondagem

Hoje foi publicada uma sondagem no DN local, da autoria da euro-sondagem propriedade do antigo deputado socialista Oliveira e Costa. Eu não comento os resultados porque as sondagens valem o que valem. Limito-me a olhar para a ficha técnica:
Ficha Técnica
Este estudo de opinião foi realizado pela Eurosondagem, SA, para o Diário de Notícias da Madeira, nos dias 22 e 23 de Fevereiro de 2007, através de entrevistas telefónicas realizadas entre as 19 e as 22 horas.O universo estudado foi a população com 18 anos ou mais, residente da RAM e habitando em lares com telefone da rede fica.Foram efectuadas 636 tentativas de entrevistas e destas 111 (17,45) recusaram colaborar. Foram validadas 525 entrevistas. A amostra foi estratificada por concelho do Funchal (44,4%) e outros concelhos (55,6%).A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas, e o entrevistado, em cada agregado familiar, foi o elemento que fez anos há menos tempo. O erro máximo da amostra é de 4,27%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Que outros concelhos além do Funchal? E quantas chamadas telefónicas desses ditos concelhos? O universo utilizado foram as entrevistas validades ou todas as ligações efectuadas. Desconfio que tudo vai servir para desmobilizar...

Sem comentários: