Segundo os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo
Marktest, nos últimos 12 meses, a TSF foi a estação de rádio com mais menções
nos social media. As estações de rádio são um fenómeno de grande popularidade nas
redes sociais. Sobretudo na sua vertente mais recreativa, algumas rádios
expandem para este meio a empatia que já têm junto dos seus ouvintes, surgindo
como uma evolução natural da dinâmica de interacção em tempo real que antes só
era possível através do telefone ou pelas iniciativas que criavam ou
patrocinavam. A Rádio Comercial e a RFM são as rádios que melhor potenciaram
este novo paradigma. A partir das suas páginas de Facebook, constantemente
divulgam os seus próprios conteúdos, tendo como referência os seus programas ou
protagonistas mais populares. Tendo a Rádio Comercial mais de um milhão de fãs,
e a RFM mais de novencentos mil, estes conteúdos são muito comentados e
partilhados pelos utilizadores das redes sociais. Curiosamente, não são estas as
rádios com maior número de menções, mas sim a TSF, que recolheu 46% do total de
menções deste sector no período em análise. Tal deve-se principalmente à
partilha de notícias a partir do site ou da página de Facebook desta rádio,
notando-se um maior volume de menções durante os dias da semana e um decréscimo
acentuado ao domingo. A RFM surge na segunda posição e a Rádio Comercial na
terceira.
A Antena 1 também tem um perfil de menções semelhante à TSF,
embora com menor volume. Segue-se a Cidade FM, que tem uma página de Facebook
com perto de 700 mil fãs, cujos conteúdos são muito partilhados também, embora
desta feita mais focados em conteúdos externos (músicas, curiosidades, etc), do
que nos seus próprios programas. A Rádio Renascença apresenta partilhas ou
referências a notícias e reportagens por si produzidas. A M80 é mencionada pela
sua divulgação de música, programas e iniciativas.
Analisando os dias mais recentes, desde o início de 2014,
registam-se dois picos de menções em especial: no dia 14 de Janeiro, devido a
uma música criada por Vasco Palmeirim, na Rádio Comercial, dedicada à Bola de
Ouro de Cristiano Ronaldo, e no dia 3 de Fevereiro, por ocasião do início da
segunda série de Mixórdia de Temáticas, por Ricardo Araújo Pereira, também na
Rádio Comercial. Nesse mesmo dia 14 de Janeiro, embora com uma menor expressão,
um pico de menções na RFM devido a uma rábula de Nilton que simula um
telefonema ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, também na sequência da
entrega da Bola de Ouro a Cristiano Ronaldo. Nos dias 12 e 13 de Janeiro, a
Antena 1 também teve um pico de menções devido à partilha de um vídeo, colocado
no Youtube, com o relato dos golos do jogo de futebol do Benfica contra o
Porto.
Nas páginas de Facebook das rádios, são frequentes os posts com
uma enorme taxa de viralidade. Por exemplo, na Rádio Comercial, um post
dedicado a Eusébio, no dia 5 de Janeiro, teve mais de 30000 gostos e 30000
partilhas. Outro post semelhante, no mesmo dia, mas na página da RFM, teve mais
de 16000 gostos. Nas páginas destas duas rádios, são frequentes os posts com
mais de uma dezena de milhar de gostos. Mas há exemplos também de posts muito
populares noutras páginas. Por exemplo, na Rádio Renascença, um post a lembrar
o dia de nascimento de Vasco Santana, no dia 27 de Janeiro, obteve quase 10000
gostos; na SuperFM, no dia 16 de Janeiro, um post com uma fotografia a recordar
um jogo infantil de tempos mais antigos teve mais de 11000 gostos; na M80, um
post a lembrar o Vitinho teve mais de 8000 gostos. Concluindo, as rádios
ganharam uma nova vida, visibilidade e possibilidades concretizadas de
interacção com o grande público desde o aparecimento dos meios digitais, e,
mais particularmente, das redes sociais (fonte: Marktest.com, Abril de 2014)