terça-feira, setembro 21, 2010

Amigo de Sócrates contrata ex-governante

Escreve o jornalista do Correio da Manhã, António Sérgio Azenha, que "o Turismo de Portugal, presidido pelo ex-chefe de gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates, contratou o antigo secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, para assessor do conselho directivo do organismo liderado por Luís Patrão. Jorge Pedreira, que integrou a equipa de Maria de Lurdes Rodrigues, vai exercer o cargo durante um ano, prazo que poderá ser renovado se houver interesse de ambas as partes, e, segundo apurou o CM, terá um vencimento mensal de cerca de cinco mil euros. O antigo secretário de Estado da Educação foi, segundo o Turismo de Portugal, "requisitado à Universidade Nova de Lisboa [onde é professor] em regime de mobilidade desde Julho [passado] e ficou com o vencimento de origem". Jorge Pedreira, precisa o Turismo de Portugal, que é doutorado em Sociologia, "coordena um trabalho que pretende estudar em profundidade as profissões no turismo e a sua regulamentação". O Turismo de Portugal considera que o ex-secretário de Estado Adjunto e da Educação, mesmo não tendo experiência na área do Turismo, "é a pessoa com competência e perfil adequados para efectuar o trabalho". Com este estudo sobre as profissões existentes na actividade turística, o instituto liderado por Luís Patrão pretende elaborar uma proposta para rever a regulamentação das profissões no sector do turismo. Luís Patrão, que foi também chefe de gabinete de António Guterres, saiu directamente do gabinete de Sócrates para a presidência do Turismo de Portugal.
BOYS COLOCADOS EM ENTIDADES REGULADORAS

O último ano foi fértil na colocação de ex-governantes e ex-membros do gabinete do primeiro Governo de José Sócrates em organismos públicos. Os casos mais sonantes foram as nomeações, pelo Conselho de Ministros, de Filipe Baptista, ex-secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, para a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e de Ascenso Simões, ex-secretário de Estado da Administração Interna e das Florestas, para a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e de Maria de Lurdes Rodrigues para a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). Filipe Baptista e Ascenso Simões ganham cada um, como vogais nos respectivos organismos, um vencimento mensal de 14 198 euros.
PESSOAL CUSTA MAIS DE 17 MILHÕES
As despesas com pessoal no Turismo de Portugal ultrapassaram, em 2009, os 17 milhões de euros, segundo o parecer da Conta Geral do Estado de 2009. Essa despesa acabou por ser 28,5 por cento superior ao orçamentado para 2009. Para 2010, a despesa orçamentada ascende a 15,7 milhões de euros, inferior à executada em 2009 mas superior à orçamentada para esse ano. A Conta Geral do Estado de 2009 deixa claro que o pessoal dos quadros, do regime da Função Pública e com contrato individual de trabalho, representa a maior fatia das despesas com pessoal. Só que o pessoal contratado em regime de tarefa ou avença gera também uma despesa elevada: em 2009, custou a 3,1 milhões de euros e para este ano foram orçamentados mais de 1,9 milhões de euros, ainda assim, inferior ao previsto no ano anterior. Já a despesa com o pessoal contratado a termo absorve, em 2010, mais de 130 mil euros”
.

Sem comentários: