quarta-feira, novembro 05, 2025

Desemprego na área do euro em 6,3%

Em setembro de 2025, a taxa de desemprego corrigida de sazonalidade da área do euro situou-se em 6,3%, estável em comparação com agosto de 2025 e setembro de 2024. A taxa de desemprego da UE foi de 6,0 % em setembro de 2025, também estável em comparação com agosto de 2025 e acima dos 5,9 % em setembro de 2024. Estes números são publicados pelo Eurostat, o serviço de estatística da União Europeia. O Eurostat estima que 13,246 milhões de pessoas na UE, das quais 11,003 milhões na área do euro, estavam desempregadas em setembro de 2025. Em comparação com agosto de 2025, o desemprego aumentou 63 mil na UE e 65 mil na área do euro. Em comparação com setembro de 2024, o desemprego aumentou 227 mil na UE e 187 mil na área do euro.

Desemprego de jovens

Em setembro de 2025, 2,866 milhões de jovens (com menos de 25 anos) estavam desempregados na UE, dos quais 2,282 milhões estavam na área do euro. Em setembro de 2025, a taxa de desemprego dos jovens situou-se em 14,8 % na UE, estável em comparação com agosto de 2025, e em 14,4 % na área do euro, face a 14,3 % no mês anterior. Em comparação com agosto de 2025, o desemprego dos jovens aumentou 10 mil na UE e 23 mil na área do euro. Em comparação com setembro de 2024, o desemprego dos jovens diminuiu 121 mil na UE e 79 mil na área do euro.

Desemprego por sexo

Em setembro de 2025, a taxa de desemprego das mulheres era de 6,1% na UE e a taxa de desemprego dos homens era de 5,8%, ambas estáveis em comparação com o mês anterior. Na área do euro, a taxa de desemprego das mulheres situou-se em 6,5%, estável face a agosto de 2025, e a taxa de desemprego dos homens situou-se em 6,2%, face aos 6,1% registados no mês anterior.

Indicadores adicionais do mercado de trabalho

As estimativas neste comunicado à imprensa são baseadas na definição padrão de desemprego da Organização Internacional do Trabalho (OIT) usada globalmente, que conta como pessoas desempregadas sem emprego que procuraram ativamente trabalho nas últimas quatro semanas e estão disponíveis para começar a trabalhar nas próximas duas semanas. A fim de captar plenamente a situação do mercado de trabalho, os dados sobre o desemprego foram complementados por indicadores adicionais, por exemplo, trabalhadores a tempo parcial subempregados, pessoas à procura de emprego mas não imediatamente disponíveis e pessoas disponíveis para trabalhar mas não à procura, divulgados juntamente com os dados do Inquérito às Forças de Trabalho da UE (EU-IFT) para o segundo trimestre de 2025. Os dados do EU-LFS relativos ao terceiro trimestre de 2025 serão divulgados em 12 de dezembro de 2025.

Notas:

Revisões e calendário

Os dados neste comunicado à imprensa podem estar sujeitos a revisões, causadas por atualizações nas séries ajustadas sazonalmente sempre que novos dados mensais são adicionados; a inclusão dos dados mais recentes do EU-LFS no processo de cálculo; atualização de modelos de ajuste sazonal com dados anuais completos. Em comparação com as taxas publicadas no comunicado de imprensa de 2 de outubro de 2025, a taxa de desemprego de agosto de 2025 na área do euro manteve-se inalterada, enquanto a taxa de desemprego na UE foi revista de 5,9% para 6,0%. Entre os Estados-Membros da UE, a taxa foi revista em baixa em mais de 0,1 pontos percentuais (p.p.) para a Estónia (0,7 p.p.) e Portugal (0,2 p.p.). A taxa foi revista em alta em mais de 0,1 pontos percentuais (p.p.) para Espanha (0,2 p.p.).

Notas do país

Alemanha, Países Baixos, Finlândia, Suécia, Islândia e Noruega: a componente de tendência é utilizada em vez dos dados ajustados sazonalmente mais voláteis. Estónia e Portugal: são utilizadas médias móveis de 3 meses dos dados do EU-LFS em vez de indicadores puramente mensais.

Métodos e definições

O Eurostat publica taxas de desemprego harmonizadas para cada Estado-Membro da UE, para a área do euro e para a UE. Estas taxas de desemprego baseiam-se na definição recomendada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A medição baseia-se numa fonte de dados harmonizada, o Inquérito às Forças de Trabalho da União Europeia (EU-LFS). Com base na definição da OIT, o Eurostat define desempregados como pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos que:

  • estão sem trabalho;
  • estão disponíveis para começar a trabalhar nas próximas duas semanas;
  • e procuraram ativamente emprego em algum momento durante as quatro semanas anteriores.

A taxa de desemprego é o número de pessoas desempregadas em percentagem da força de trabalho. A força de trabalho é o número total de pessoas empregadas e desempregadas. Neste comunicado à imprensa, as taxas de desemprego são baseadas em dados de emprego e desemprego que abrangem pessoas de 15 a 74 anos. A taxa de desemprego juvenil é o número de pessoas de 15 a 24 anos desempregadas em porcentagem da força de trabalho da mesma idade. Por conseguinte, a taxa de desemprego dos jovens não deve ser interpretada como a percentagem de pessoas desempregadas na população jovem em geral. Quando os dados do mês mais recente não estão disponíveis para um Estado-Membro, os agregados da UE e da EA são calculados utilizando os dados mais recentes disponíveis para esse Estado-Membro (Eurostat)

Sem comentários: