quinta-feira, setembro 02, 2010

Futebol: balanço ao "entra-e-sai" dos grandes

BENFICA
"O Benfica registou um saldo negativo no que diz respeito às entradas e saídas de jogadores no ano de 2010, com 1,5 milhões de euros negativos, apesar das milionárias transferências de Di Maria e Ramires. A balança negativa, correspondente às transferências realizadas entre 01 de janeiro e 31 de agosto deste ano, resulta da diferença entre os 39,7 milhões de euros encaixados com a venda de atletas e os 41,2 milhões gastos em aquisições. No início de agosto, o campeão nacional era o único clube dos chamados três "grandes" do futebol português que registava um saldo positivo, mas as contratações de Rodrigo (seis milhões) e Salvio (dois milhões pelo empréstimo e 20 por cento do passe) deixaram os "encarnados" com a "conta" negativa. Além de Salvio e Rodrigo, as "águias" contrataram ainda Airton (ex-Flamengo), Éder Luís (ex-Atlético Mineiro), Alan Kardec (ex-Vasco da Gama), todos a meio da época anterior, Fábio Faria (ex-Rio Ave), Franco Jara (ex-Arsenal de Sarandí), Nicolás Gaitán (ex-Boca Juniors) e Roberto (ex-Atlético de Madrid). Nem mesmo as recentes vendas do argentino Angél di María, que saiu para o Real Madrid por 25 milhões de euros, e do brasileiro Ramires, que viu o campeão inglês Chelsea pagar 22 milhões pelo seu passe, impediram o resultado negativo" (aqui)
***
PORTO
"A transferência de Raúl Meireles para o Liverpool foi decisiva para que o FC Porto registasse um saldo positivo de nove milhões de euros no que diz respeito às transferências de jogadores no ano de 2010. A balança positiva, correspondente às transferências realizadas entre 01 de janeiro e 31 de agosto, resulta da diferença entre os 42,3 milhões de euros recebidos pela venda de atletas e os 33,3 milhões gastos em aquisições. Normalmente "reis" do mercado de transferências, no que a saídas diz respeito, os "dragões" iniciaram o mês com números negativos, apesar da transferência de Bruno Alves para o Zenit de São Petersburgo, por 22 milhões de euros. Apesar do excelente encaixe realizado com a venda do central português, acabou por ser a venda de Raúl Meireles, nos últimos dias do "mercado de verão", por 13 milhões, a colocar as "contas" portistas no "verde". Além dos dois internacionais portugueses, os "dragões" -- único clube, entre os três "grandes", com balanço positivo - receberam mais 7,3 milhões pelas vendas de Mario Bolatti (Fiorentina), Nuno André Coelho (Sporting), Pelé (Eskisehirspor) e Ernesto Farías (Cruzeiro)" (aqui)
***
SPORTING
"O Sporting é o clube, entre os chamados três "grandes", com pior saldo financeiro nas transferências de jogadores durante o ano de 2010, ao registar um prejuízo de 3,8 milhões de euros nas transações de atletas. A balança negativa, correspondente às transferências realizadas entre 01 de janeiro e 31 de agosto deste ano, resulta da diferença entre os 20 milhões de euros recebidos na venda de atletas e os 23,8 milhões gastos em aquisições. Os "leões" ficam atrás de Sporting de Braga (10,25 milhões positivos), FC Porto (nove milhões positivos) e Benfica (1,5 milhões negativos), apesar de terem gasto menos dinheiro que os dois principais rivais. Para este resultado, contribuiu o reduzido número de vendas efetuadas desde o início do ano, durante o qual apenas transferiu dois atletas, ambos no início da nova época e ambos criados na "cantera" verde e branca: os médios João Moutinho e Miguel Veloso. O antigo "capitão" disse adeus a Alvalade e rumou ao FC Porto, com os "leões" a receberem 11 milhões de euros, antes de Miguel Veloso aceder ao convite do Génova e mudar-se para Itália a troco de nove milhões. Sem qualquer venda registada no "mercado de inverno" da temporada passada, os dirigentes da formação de Alvalade deram primazia às aquisições e foi precisamente durante esse periodo que "aterraram" em Alvalade quatro dos 12 reforços de 2010" (aqui) (fonte: SIC)

Sem comentários: