quinta-feira, setembro 02, 2010

Afinal concessão do Aeroporto foi ou não atribuída à ANAM?

Li no Diário Económico que "o Governo decidiu prolongar por mais 20 anos o prazo de concessão da ANAM, empresa participada da ANA que gere os aeroportos das ilhas da Madeira e de Porto Santo. Segundo o relatório e contas semestral hoje divulgado pela ‘holding' estatal Parpública, o prazo de concessão da gestora de aeroportos da Região Autónoma da Madeira termina agora em 2053, um facto que valoriza a avaliação dos activos da ANA, empresa que o Governo inscreveu na primeira linha dos processos de privatização para esta legislatura."A assembleia-geral de accionistas da ANA, na sua reunião de 26 de Março de 2010, encarregou o conselho de administração da ANAM de iniciar o processo de renegociação do contrato de concessão com vista ao alargamento do seu prazo, tendo em vista o reequilíbrio financeiro da concessão", explica o referido relatório e contas semestral da Parpública."Face aos trabalhos que estão a ser desenvolvidos e ao prazo estabelecido para a conclusão dos mesmos (seis meses), foi assumido o pressuposto do alargamento do prazo da concessão para mais 20 anos, ou seja, até 2053", revela o mesmo documento.A ANAM é participada pela ANA em 70% do respectivo capital social. O Governo Regional da Madeira (20%) e o Estado português 10%) são os restantes accionistas gestora de aeroportos madeirenses.Até ao final de Julho, os aeroportos das ilhas da Madeira e de Porto Santo tinham processado 1,258 milhões de passageiros, uma queda de 8,1% face ao período homólogo de 2009, que pode ser explicada pela crise financeira geral e pelas cheias ocorridas naquela região autónoma em Fevereiro deste ano.A privatização da ANA, até agora associada ao processo de construção e exploração do novo aeroporto internacional de Lisboa, deverá implicar a saída dos accionistas públicos da ANAM - Governo Regional da Madeira e Estado português".

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