sexta-feira, outubro 09, 2009

Banca continua sob ameaça

Nos EUA, o Goldman Sachs reviu em alta a avaliação para o sector. Má notícia para o sector financeiro europeu. Os maiores bancos do Velho Continente vão necessitar, em breve, de mais capital. O alerta foi dado pelo JP Morgan, segundo o qual, serão precisos 78 mil milhões de dólares (53,2 mil milhões de euros).
***
O investidor multimilionário George Soros afirmou que as empresas financeiras “basicamente falidas” estão a pesar sobre a recuperação económica norte-americana. “Os EUA vão recuperar de um modo muito lento. Ainda há um grande caminho a percorrer”, em particular porque as firmas financeiras “basicamente falidas” e os consumidores endividados estão a atrasar a retoma, disse Soros durante um fórum na cidade turca de Istambul, onde se irão realizar amanhã as reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.Soros disse ainda que “a Europa foi menos danificada” do que os Estados Unidos pela crise financeira, sendo possível que o Banco Central Europeu comece a retirar os estímulos económicos antes da Reserva Federal dos Estados Unidos.
***
Nouriel Roubini, o economista que previu a crise financeira, avisou hoje que os mercados poderão descer nos próximos meses, um a vez que o ritmo da retoma vai decepcionar os investidores. “Os mercados subiram demasiado, muito cedo e muito depressa”, disse Roubini durante uma entrevista na cidade turca de Istambul, durante o fim-de-semana, citado pela Bloomberg.O professor da Universidade de Nova Iorque diz ver “o risco de uma correcção [em baixa das bolsas], em particular quando os mercados compreenderem que a retoma não vai ser rápida e abrupta, mas mais demorada. Ela poderá ocorrer no quarto trimestre deste ano, ou no primeiro trimestre do ano que vem”. (fonte: Diário Económico)

Sem comentários: