quarta-feira, maio 21, 2008

47% da população portuguesa lê jornais regionais

O Bareme Imprensa Regional 2007, da Marktest, contabiliza no Continente 3 931 mil residentes com 15 e mais anos que costumam ler ou folhear títulos de imprensa regional. Este número representa 47.3% do universo em análise. Tomando como referência o hábito de leitura de jornais nacionais de informação geral para o mesmo período analisado, vemos que os regionais estão acima dos 35.1% de cobertura máxima que estes títulos apresentam. Uma análise por distritos (que se ilustra no mapa em baixo), revela como é nos distritos de Castelo Branco, Aveiro e Coimbra que se registam as taxas de audiência de jornais regionais mais elevadas (73.0%, 71.5% e 71.1%, respectivamente), ao contrário dos distritos de Lisboa, Bragança e Porto, onde a cobertura máxima de jornais regionais é a mais baixa (27.3%, 34.9% e 36.3%, respectivamente). A análise do mapa mostra ainda que os valores de cobertura máxima de jornais regionais superam os dos títulos de jornais nacionais de informação geral em todos os distritos, excepto nos de Lisboa e Porto, onde a audiência destes supera os jornais regionais. Em Lisboa, 42.7% dos residentes lê títulos nacionais de informação geral e 27.3% lê jornais regionais. No Porto, 42.9% lê títulos nacionais de informação geral e 36.3% lê jornais regionais.

O Bareme Imprensa Regional é um estudo da Marktest que analisa o universo dos residentes no Continente com 15 e mais anos. A análise considera o período compreendido entre Setembro de 2006 e Junho de 2007. (fonte: Marktest.com, Maio de 2008)


Bareme Imprensa Regional 2007



A Marktest está a lançar a edição de 2007 do Bareme Imprensa Regional, o estudo de referência para caracterizar os hábitos de leitura de jornais regionais dos portugueses.O Bareme Imprensa Regional 2007, contabiliza no Continente 3 931 mil residentes com 15 e mais anos que costumam ler ou folhear títulos de imprensa regional. Este número representa 47.3% do universo em análise.De acordo com a periodicidade das publicações, os títulos semanais são os mais lidos, com 31.7% de cobertura máxima em 2007. Os quinzenais e bimensais obtêm 7.8% e os diários 7.1%, ao passo que os títulos mensais registam 4.1% de cobertura. (fonte: Marktest,com,Maio de 2008)

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