sábado, outubro 23, 2010

Aos 70 anos Pelé continua o Rei no campo da publicidade

Escreve a jornalista do Económico, Margarida Henriques que "já foi a “cara” de mais de 100 marcas, que lhe valem por ano cerca de 13 milhões de euros. Pode já não pisar um relvado há mais de três décadas, mas a marca Pelé continua em boa forma no campo do marketing: Edson Arantes do Nascimento faz hoje 70 anos, mas continua a facturar cerca de 13 milhões de euros por ano. Tudo à conta das várias marcas que se querem associar ao "Rei" e o escolhem para cabeça de cartaz das suas campanhas publicitárias. Desde que Pelé arrumou as chuteiras há mais de 30 anos, surgiram outras estrelas no mundo do futebol, como Platini, Zidane, Maradona ou Ronaldo, mas nenhum chegou ainda ao seu patamar. No total foram 1.284 golos que Pelé marcou ao longo da carreira, dos quais 95 foram ao serviço da selecção brasileira, que lhe valeram contratos publicitários com mais de 100 marcas e o transformaram numa das marcas mais valiosas do mundo. Segundo o jornal italiano "Corriere dello Sport", o director de marketing que quiser ter Pelé numa campanha publicitária terá de pagar cerca de um milhão de euros, o valor mínimo para dois dias de filmagens e fotografias, que poderão ser utilizadas durante seis meses. Se quiser que o craque esteja presente em algum tipo de evento, terá de pagar mais 10%. E quem preferir explorar a marca por 20 anos terá de desembolsar 257 milhões de euros, adianta ainda o mesmo jornal. Valores que não têm impedido as marcas de se associarem ao antigo jogador, com o objectivo de se colarem aos atributos que lhe são reconhecidos a nível mundial. De acordo com um estudo da Young & Rubicam para a publicação brasileira "Dinheiro", nos 48 atributos analisados, Pelé pontua acima da média em 39, entre os quais estão inteligência, originalidade, gentileza ou simplicidade. Ser único, líder, sociável ou visionário, são outros dos seus pontos fortes. Mas também tem pontos fracos: o "Rei" não é inovador, sensual, divertido, diferente nem bonito"

Sem comentários: