"LOUVOR AOS JORNALISTAS
1 – Com grande sentido de responsabilidade e competência, durante a recente tragédia foi por demais evidente o firme empenho e coragem dos jornalistas na realização de reportagens sobre a fatalidade que atingiu centenas de madeirenses, o que para a Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas, traduz na essência a verdadeira “missão social” de todos os profissionais da comunicação social, que unidos fizeram cumprir com brio o direito de informar os madeirenses, o país e o mundo.
2 – Foi vital e extraordinário o apoio diário e contínuo prestado, pelo que os jornalistas constituiram-se e mantêm-se como parceiros activos no socorro e na segurança de pessoas e bens. Aliás, no factídico dia 20 de Fevereiro, sem comunicações telefónicas, casos houve em que a rádio foi o único meio de contacto com populações isoladas.
3 – Se é certo que internamente algumas empresas já saudaram o profissionalismo dos trabalhadores, raras ou nenhumas foram as palavras públicas de apreço a quem de “corpo e alma” fez esta imprescendível cobertura noticiosa de elevado interesse público. Jornalistas houve que em situações difíceis, correram sérios riscos pessoais para captar imagens, para relatar perigos, testemunhando o drama de dezenas de famílias, abaladas, afectadas, enlutadas e recusando a indiferença transmitiram também sinais de esperança.
4 – De forma voluntariosa, sem nada pedir em troca e sem olhar a horários, os jornalistas encheram as redacções e foram para o terreno, para apurar a real dimensão da tragédia humana, a verdade dos factos e dos números e acima de tudo informar com precisão e rigor a população sobre o que se passava, dando conta dos avisos comunicados pelas autoridades regionais e inclusive anulando receios infundados provocados por boatos.
5 – A “missão social” do jornalista é ajudar a nossa sociedade e foi exactamente o que aconteceu e é o que nos diferencia nesta profissão. Neste sentido, por ser de inteira justiça fazê-lo, a Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas endereça nesta ocasião aos seus sócios um louvor pelo magnífico trabalho desenvolvido, na certeza de que continuaremos a trabalhar em prol do bem estar dos madeirenses".
Sem comentários:
Enviar um comentário