quarta-feira, janeiro 13, 2010

Haiti: 100 mil mortos?

O Presidente do Haiti acaba de admitir há pouco que o sismo poderá ter provocado 100 mil mortos num dos países mais pobres do mundo. O mundo precisa de saber reagir rapidamente em solidariedade a este drama, não com paleio mas com actos.
***
A maioria dos oito milhões de habitantes vive com menos de um euro e 40 cêntimos por dia. A situação de pobreza é resultante de três décadas de ditadura de François Duvalier, substituído após a morte pelo próprio filho
***
Sismo foi sentido em mais países das Caraíbas
A República Dominicana, que partilha a Ilha de Hispaniola com o Haiti, sentiu o forte abalo, mas as autoridades de Santo Domingo dizem que não há qualquer relato de estragos. Também Cuba, a apenas 60 quilómetros, sentiu o terramoto, mas não há notícia de danos. O sismo foi ainda sentido nas Bahamas.
***
Sismo devasta edifícios governamentais em Port-au-Prince
O Sismo foi mais sentido em Port-au-Prince, a capital do Haiti. Vários edifícios governamentais ruíram. Suspeita-se que haja milhares de pessoas debaixo dos escombros.
***
Sismo provoca pânico na República Dominicana
O país partilha a Ilha Ispaniola com o Haiti. As imagens captadas por câmaras de vigilância são o testemunho do medo dos habitantes de Santo Domingo. Apesar do susto, o sismo não fez vítimas nem estragos

Sem comentários: