quinta-feira, junho 04, 2009

Air France: TAP nega problemas em aparelho na mesma altura do acidente

"A TAP negou a ocorrência de problemas durante o voo 191 da companhia, entre Lisboa e São Paulo, no domingo, altura em que o avião da Air France desapareceu no Oceano Atlântico", noticiou hoje o DN de Lisboa. Segundo o jornal, "a companhia aérea portuguesa emitiu uma nota após passageiros de um voo da TAP, entre Lisboa e São Paulo, terem declarado à comunicação social brasileira que houve problemas no sistema de luzes e vídeo do avião, no domingo, próximo do local da queda do avião da Air France. O advogado Leonado Copolla Napp declarou ao jornal brasileiro 'O Globo' que, ainda sobre Oceano Atlântico, “em algum ponto rumo a Fortaleza, todas as luzes do avião se apagaram e, pouco antes, passaram por um turbulência de intensidade média”. “Por mais de uma hora a tripulação tentou ligar o sistema computadorizado que controla os monitores de televisão a bordo e não conseguiu. As luzes também não se acenderam e ninguém deu explicações”, disse o brasileiro, acrescentando que os passageiros “ficaram em silêncio absoluto e apreensivos”. O advogado afirmou que os problemas no voo da TAP aconteceram próximo ao local em que ocorreu o desaparecimento do avião da Air France, que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris. O avião da TAP saiu na manhã de domingo da capital portuguesa e chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 16 horas (12 horas de Lisboa). No entanto, num comunicado emitido no Brasil, a TAP afirmou que a queixa “efectuada pelo senhor Leonardo Coppola Napp para o Jornal O Globo - Online sobre um suposto 'apagão' durante o voo 191, Lisboa - São Paulo” não tinha razão de ser. “Informamos que este dado está equivocado, não temos registo de avaria, apagão ou que a aeronave tenha passado por turbulência intensa. A viagem ocorreu dentro do normal”, diz o comunicado ao qual a Agência Lusa teve acesso. A nota refere ainda que houve apenas um “apontamento que alguns monitores de entretenimento de bordo estavam desligados do sistema e houve a necessidade de reiniciar a programação, o que aconteceu passados alguns minutos”.

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