Dormidas
Por regiões, destaque para o Alentejo (aumento homólogo de 13,9% das dormidas), seguindo-se a Madeira (+8,5%), Lisboa (+6,7%), Centro (+6,5%), Norte (+2,4%), Açores (+1,9%) e Algarve (+1,4%). De salientar a Região Autónoma dos Açores que apresenta uma evolução positiva após vários meses de resultados negativos, para o que poderá ter contribuído sobretudo as dormidas com origem no mercado nacional, com um acréscimo homólogo de 15,7%, eventualmente na sequência da campanha promocional “Ilhas de Natureza Mágica”, lançada em diferentes canais, nomeadamente na televisão e nos transportes públicos. Igualmente de destacar o desempenho positivo do mercado britânico na Madeira (única região onde este mercado cresceu), sendo o acréscimo homólogo de 34,6% das dormidas coerente com o aumento, superior a 30%, do número de passageiros britânicos em transporte aéreo desembarcados na Madeira. À semelhança do que aconteceu no mês anterior, a maioria dos não residentes escolheu o Algarve como principal destino, seguindo-se Lisboa e Madeira. De igual modo, não se verificaram alterações sensíveis nos destinos preferenciais dos residentes – Lisboa, Algarve, Norte e Centro.
Por regiões, destaque para o Alentejo (aumento homólogo de 13,9% das dormidas), seguindo-se a Madeira (+8,5%), Lisboa (+6,7%), Centro (+6,5%), Norte (+2,4%), Açores (+1,9%) e Algarve (+1,4%). De salientar a Região Autónoma dos Açores que apresenta uma evolução positiva após vários meses de resultados negativos, para o que poderá ter contribuído sobretudo as dormidas com origem no mercado nacional, com um acréscimo homólogo de 15,7%, eventualmente na sequência da campanha promocional “Ilhas de Natureza Mágica”, lançada em diferentes canais, nomeadamente na televisão e nos transportes públicos. Igualmente de destacar o desempenho positivo do mercado britânico na Madeira (única região onde este mercado cresceu), sendo o acréscimo homólogo de 34,6% das dormidas coerente com o aumento, superior a 30%, do número de passageiros britânicos em transporte aéreo desembarcados na Madeira. À semelhança do que aconteceu no mês anterior, a maioria dos não residentes escolheu o Algarve como principal destino, seguindo-se Lisboa e Madeira. De igual modo, não se verificaram alterações sensíveis nos destinos preferenciais dos residentes – Lisboa, Algarve, Norte e Centro. Proveitos
Em Maio de 2008, os estabelecimentos hoteleiros registaram 192,6 milhões de euros de proveitos totais e 124,5 milhões de euros de proveitos de aposento, representando variações homólogas positivas de 7,6% e 5%, respectivamente. O rendimento médio por quarto foi de 31,7 euros, valor que se traduz num decréscimo homólogo de 3,2%. Lisboa e Madeira continuam a ser as regiões onde se registaram os valores mais elevados para este indicador, 43,9 euros e 38,2 euros, respectivamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário