quinta-feira, março 22, 2007

O melhor Português de sempre

É às origens de Portugal que os portugueses vão buscar "o melhor português de sempre". D Afonso Henriques surge em primeiro lugar numa lista (ver no quadro em baixo) sugerida aos portugueses para escolherem o melhor português de sempre. Os que dizem que os portugueses não gostam de poesia, enganam-se; em segundo e terceiro lugares surgem dois poetas portugueses: Camões e Fernando Pessoa. Em quarto e quinto lugar surgem dois politicos de diferentes épocas, que governaram Portugal e que deixaram marcas profundas nos portugueses: Salazar e o Marquês de Pombal. Em sexto lugar surge Aristides de Sousa Mendes, seguido de Vasco da Gama, Álvaro Cunhal, Infante D. Henrique e por último D. João II.
Mas será que todos os portugueses têm a mesma opinião?
D. Afonso Henriques é considerado o Melhor Português de sempre junto de quase todos os grupos Sócio-demográficos portugueses. Para a população com idades entre os 35 e os 54 é Camões o mlhor português de sempre; já para os mais velhos (65 e mais anos) o melhor português de sempre é Salazar.
O grande poeta português, Camões, é eleito em segundo lugar tanto pelos homens como pelas mulheres, por todas as classes sociais e por todas as regiões de Portugal Continental excepto o interior Norte que elege Salazar em segundo lugar. Já se falarmos em grupos etários, as diferenças são maiores : os mais jovens preferem Fernando Pessoa; no grupo dos 25 aos 34, Camões e Fernando Pessoa ficam empatados; o grupo dos 35 aos 54 coloca em segundo lugar D. Afonso Henriques e junto dos mais velhos o segundo lugar é dado a Salazar.
Fonte: Marktest.com, 22 de Março de 2007

Sem comentários: