Escreve o Dinheiro Vivo que "o advogado especialista na área financeira e bancária Hugo Rosa Ferreira explicou hoje à Lusa que contratos de swap, como os feitos entre empresas públicas de transportes e bancos, são instrumentos legítimos e frequentes, embora tenham riscos elevados.Estes contratos de cobertura de risco no financiamento implicam sempre, segundo adiantou o advogado, perdas para uma das partes, já que consistem em fixar uma taxa de juro a pagar por um empréstimo com a obrigação de uma das partes pagar a diferença entre a taxa fixa e a variável."Os swaps estão sempre associados a um empréstimo, que têm, normalmente, uma taxa de juro variável indexada, por exemplo, à Euribor", afirmou. Para ultrapassar a incerteza sobre o futuro das taxas de juros a pagar, uma empresa pode contratar com um banco um swap."Ao fazer o swap, a empresa vai fixar a taxa de juro e, portanto, sabe que todos os semestres -- assumindo que o contrato tem uma periodicidade semestral --, vai pagar 3,74% de juros, por exemplo".Este instrumento permite, por exemplo, à empresa que pediu o empréstimo programar esses pagamentos, mas "pode ter um custo, que é o custo do próprio swap", disse o advogado da empresa PLMJ."Quando as empresas fixam a taxa de juro com o banco, ambas as partes obrigam-se ao seguinte: se a taxa Euribor em determinadas datas estiver abaixo daquilo que as partes contrataram, há uma das partes que recebe dinheiro [a diferença entre a taxa estabelecida e a taxa variável], se a taxa estiver acima, é a outra parte que recebe".Esta decisão surge sempre na sequência de um "estudo e análise da evolução das taxas", sendo que "as partes chegam a acordo e a empresa entende que pode vir a ser benéfico arriscar".Isto significa que, num cenário de subida de taxas de juro, a empresa pode vir a ganhar, mas, num cenário de descida de taxas de juro, a empresa pode perder.Várias empresas públicas de transportes, nomeadamente o Metro do Porto, contrataram estes instrumentos de cobertura de risco nos últimos anos, apresentando agora perdas potenciais de quase 3 mil milhões de euros"