sábado, maio 19, 2012

Açores: Governo Regional deve 7,7 milhões à SATA desde 2009

Denuncia o Diário dos Açores num texto do jornalista Manuel Moniz que "o Governo Regional ainda não pagou cerca de 7,7 milhões de euros à SATA Air Açores devidos no âmbito das indemnizações compensatórias relativos ao ano de 2009. A empresa reconhece esse atraso no seu Relatório e Conta de 2011, disponibilizado no último fim-de-semana, mas refere que "é entendimento da empresa que o montante será realizado, não sendo estimadas perdas a esta data". O Governo Regional paga neste momento como indemnizações compensatórias à SATA pelos voos inter-ilhas nos Açores cerca de 22 milhões de euros, o maior valor até ao momento. Essa verba corresponde a cerca de 68,5% das "Vendas e Serviços prestados" pela empresa em 2011 nessa operação.
Os dados da operação
A SATA Air Açores terminou o ano com um resultado líquido positivo de 512 mil euros, quando no ano passado tinha registado um valor negativo de 3,5 milhões de euros. A empresa teve um aumento de 2% no número de passageiros inter-ilhas nos Açores, embora tenha reduzido em 17% o número de passageiros inter-ilhas na Madeira. O "loadfactor", que pode ser traduzido como "taxa de ocupação" dos aviões, baixou em 2011 para 56%. É o 4º ano consecutivo com quebras neste indicador. Em 2008 o loadfactor era de 63,1%. Com a entrada em funcionamento dos Bombardier, assistiu-se a um aumento significativo da oferta, que simplesmente não foi acompanhado pelo aumento de passageiros. Entre 2009 e 2011, houve uma redução de 9% do número de voos realizados, o que, em teoria, reflecte menor disponibilidade de horários: foram perdidos 1.361 voos. Inevitavelmente, o número de quilómetros percorridos também baixou, neste caso cerca de 12%, com menos 310 mil quilómetros. Mesmo com essa quebra nos quilómetros voados, o ASK ("Available Seat Kilometres" - número total de lugares disponíveis para venda multiplicado pelo número de quilómetros voados) aumentou significativamente para 151 milhões – mais 9% que em 2009. E o RPK ("Revenue Passenger Kilometers" - Número total de passageiros multiplicado pelo número de quilómetros voados) aumentou quase 5% (apesar do quadro neste Relatório referir uma variação apenas de 2%). Aliás, parecem existir diversas inexactidões nos valores expostos na variação percentual neste quadro. O loadfactor estabelecido entre o TKP (Número total de toneladas transportadas de passageiros, carga e correio a multiplicar pelo número de quilómetros voados) e o ATK ("Available Tonne Kilometres", número total de toneladas disponível para passageiros, carga e correio a multiplicar pelos quilómetros voados), que relaciona de modo ainda mais preciso a relação entre a oferta e a utilização, apresenta reduções ainda mais radicais: de 57% em 2009 para apenas 49% em 2011, o que representa uma quebra de 14%. A média de passageiros transportados por cada voo da SATA no inter-ilhas foi de 35. Os dados sobre a regularidade e pontualidade é que cresceram significativamente. Na pontualidade, o valor passou de 79% em 2009 para 88% em 2011, e a regularidade aumentou de 96% em 2009 para 97% em 2011"

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