sábado, setembro 26, 2009

Pilotos da TAP têm salário médio mensal de 8.600 euros

Segundo a agência lusa, num texto que li no Expresso, "a TAP conta nos seus quadros com 800 pilotos que ganham um salário médio bruto na ordem dos 8.600 euros, que subiria em mais mil euros face ao aumento de nove por cento exigido pelo Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC). "Os 800 pilotos da TAP têm um salário médio bruto de 8.600 euros mensais e o aumento de nove por cento exigido pelo SPAC faria subir esse valor para os 9.600 euros. Mais mil euros por mês para cada um, vezes os 14 meses de vencimento, num custo total anual para a TAP de mais 11,5 milhões de euros", revelou hoje à agência Lusa fonte oficial da transportadora aérea. Em Portugal existem mais de 2 mil pilotos comerciais de linha aérea, uma profissão que exige formação, foge à rotina e é bem remunerada, mas à qual também estão associados riscos. Saúde, vida pessoal e familiar podem ser afectadas". Mas há ainda uma história estranha contada pelo Correio da Manhã, num texto dos jornalistas António Sérgio Azenha e Sónia Trigueirão, intitulado "Pilotos com prémio chorudo na reforma", segundo a qual "cada piloto da TAP que se reformou em 2007, quando a idade da reforma era 60 anos, recebeu um prémio de jubilação, uma espécie de plano poupança reforma atribuído pela companhia, com o valor médio de 160 mil euros. O prémio, que é atribuído desde o início da década de 80, custou à TAP, nesse ano, mais de 2,2 milhões de euros. Para fazer face à despesa com este benefício a curto prazo, a empresa já constituiu uma provisão de 2,5 milhões de euros. O prémio de jubilação dos pilotos da TAP, que hoje iniciam uma greve de dois dias em defesa de aumentos salariais, foi eliminado em 2008 para os pilotos admitidos a partir de 1 de Junho de 2007, mas, segundo o CM apurou, cerca de 300 dos actuais 800 pilotos da TAP ainda têm direito a este benefício no momento de passarem à aposentação por velhice. Tanto assim é que o relatório e contas da TAP de 2008 deixa claro que, nos termos do Acordo de Empresa celebrado entre a companhia aérea e o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) em 2007, cada piloto admitido até 31 de Maio de 2007 “terá direito, na idade normal de reforma, a um capital de 16 vezes o último salário declarado”. Por isso, a companhia constituiu uma provisão de 2,5 milhões de euros para fazer face aos encargos com o prémio de jubilação dos pilotos nos próximos anos. Para já, nem a TAP, presidida por Fernando Pinto, nem o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), liderado por Hélder Silva, fazem quaisquer comentários sobre este assunto. Certo é que o prémio de jubilação é financiado, segundo explica o relatório e contas da companhia aérea do ano passado, por “capitais acumulados num seguro de capitalização colectiva constituído pela empresa [TAP] em nome dos pilotos”.A idade de reforma dos pilotos subiu dos 60 para os 65 anos a 28 de Setembro de 2007".

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