domingo, junho 01, 2008

Dia da Criança (II)

Em 2004, aproximadamente 10,5 milhões de crianças morreram antes de completar 5 anos de idade, a maioria devido a doenças evitáveis. Combater essas mortes desnecessárias e cumprir o quarto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – reduzir em dois terços a mortalidade infantil entre 1990 e 2015 – será o foco principal de todos visam a reduzir a mortalidade infantil será o foco principal de todos aqueles que trabalham para cumprir as promessas da Agenda do Milénio em relação à criança.

Qual é a probabilidade de uma criança pobre ter baixo peso em comparação a uma criança rica?

Em 13 países para os quais há dados disponíveis, as crianças pertencentes à parcela 20% mais pobre da população têm probabilidade duas vezes maior de estar abaixo do peso para sua idade; e, na Suazilândia, as crianças têm probabilidade cinco vezes maior de ter baixo peso.Fonte: cálculos do UNICEF baseados em dados extraídos de Pesquisas de Demografia e Saúde (DHS) e de Pesquisas por Agrupamento de Indicadores Múltiplos (MICS).

Em 13 países para os quais há dados disponíveis, as crianças pertencentes à parcela 20% mais pobre da população têm probabilidade duas vezes maior de estar abaixo do peso para sua idade; e, na Suazilândia, as crianças têm probabilidade cinco vezes maior de ter baixo peso. Nos países em que há dados disponíveis sobre famílias, extraídos de levantamentos realizados por Pesquisas de Demografia e Saúde e por Pesquisas por Agrupamento de Indicadores Múltiplos, é evidente que as crianças que vivem nos lares 20% mais pobres têm probabilidade significativamente maior de morrer durante a infância em comparação àquelas que vivem nos lares 20% mais ricos da população. Os países menos desenvolvidos tendem a apresentar desigualdades mais baixas entre ricos e pobres em relação à sobrevivência da criança, com altas taxas de mortalidade mesmo entre as famílias mais ricas. Os países na África ao sul do Saara, por exemplo, apresentam os níveis mais baixos de disparidade nas taxas de mortalidade infantil em comparação a regiões em desenvolvimento menos pobres.
Disparidades de renda geralmente significam disparidades no status nutricional das crianças. Mais de 5,5 milhões de crianças menores de 5 anos de idade morrem anualmente devido a causas relacionadas à desnutrição.
c Não é apenas a fome que causa desnutrição: ainda que a criança não passe fome nem esteja abaixo do peso, devido à falta de vitamina A, a desnutrição pode enfraquecer os sistemas imunológicos. Mesmo quando não causa a morte, a desnutrição pode causar danos irreversíveis à saúde e ao desenvolvimento de uma criança.

Qual é a probabilidade de uma criança pobre morrer antes de completar 5 anos de idade em comparação a uma criança rica?(*)


(*) Cada linha individual dentro do bloco regional representa um país pesquisado.Fonte: cálculos do UNICEF baseados em dados extraídos de Pesquisas de Demografia e Saúde (DHS) e de Pesquisas por Agrupamento de Indicadores Múltiplos (MICS).

Doenças imunoevitáveis causam mais de dois milhões de mortes por ano, das quais, aproximadamente 1,4 milhão são de crianças menores de 5 anos de idade. Embora tenham sido empreendidos enormes esforços no mundo todo para aumentar a cobertura de vacinação, ainda há melhorias a serem feitas. Tragicamente, as crianças mais pobres também estão em desvantagem quando se trata de imunização. As crianças mais ricas têm probabilidade duas vezes maior de receber vacinas contra sarampo do que as crianças das famílias 20% mais pobres no Azerbaijão, no Chade, em Níger, na República Centro-Africana, na República Democrática do Congo, e no norte do Sudão. Caso as disparidades de renda não sejam enfrentadas, provavelmente as crianças mais pobres continuarão a fazer parte de uma parcela desproporcional na taxa de mortalidade infantil, ainda que as metas nacionais sejam alcançadas. De maneira geral, em 23 dos 56 países onde foram realizadas pesquisas domiciliares, que permitem a desagregação por renda, as crianças mais pobres têm probabilidade duas vezes maior de morrer antes de completar 5 anos de idade. Alguns desses países vêm realizando progressos em direção às metas no nível nacional, e outros, não.

Qual é a probabilidade de uma criança rica ser vacinada contra sarampo em comparação a uma criança pobre?

Fonte: cálculos do UNICEF baseados em dados extraídos de Pesquisas de Demografia e Saúde (DHS) e de Pesquisas por Agrupamento de Indicadores Múltiplos (MICS). (veja a fonte)

Sem comentários: