Segundo o Expresso, num texto do jornalista Carlos Abreu, "o
sistema de ensino está a melhorar a capacidade dos estudantes para resolverem
problemas ou perceberem o que leem, mas continuamos abaixo da média da OCDE.
Tudo praticamente na mesma a matemática, leitura e ciências. Eis a primeira conclusão
a que se pode chegar quando se compara a média alcançada em 2009 e 2012, nestas
matérias, pelos 5722 estudantes portugueses de 15 anos que participaram no
PISA, um megaestudo promovido de três em três anos pela OCDE, hoje divulgado.
Em 2012, a média dos alunos portugueses a matemática foi de 487 (a mesma que em
2009), a leitura foi de 488 (menos um ponto do que em 2009) e a ciências 489
(menos quatro pontos). Todas elas situam-se abaixo das média da OCDE, a saber:
494 a matemática, 496 a leitura e 501 a ciências. Os melhores, em qualquer uma das destas disciplinas foram Xangai (613 a
matemática, 570 a leitura e 580 a ciências), Singapura (573 a matemática, 542 a
leitura e 551 a ciências) e Hong-Kong (561 a matemática, 545 a leitura e 555 a
ciências). No fundo da tabela do estudo realizado em 65 países e territórios
surge do Peru (368 a matemática, 384 a leitura e 373 a ciências). Mas
regressemos a Portugal.
Sempre a melhorar
Perspetivando os resultados alcançados pelos alunos entre 2003 e 2012, a
OCDE realça a melhoria alcançada por Portugal a matemática - 2.8 pontos por ano
- aumentado o número de alunos que obtinham melhores classificações ao mesmo
tempo que reduzia o número daqueles que tinham piores notas nestes testes do
PISA. O teste de matemática foi realizado pela primeira vez este ano. Em 2012,
42% dos estudantes que fizeram esta prova tiveram entre 480 e 605 pontos (nível
3 ou 4 sendo o máximo 6).Nos testes de leitura, os estudantes portugueses também têm vindo a
melhorar as suas classificações - 1.6 pontos por ano - desde que os realizaram
pela primeira vez em 2000. Em 2012, metade dos alunos que realizaram esta prova
tiveram entre 480 e 605 pontos (nível 3 ou 4).
Em ciências - teste realizado pela primeira vez em 2006 - os estudantes
portugueses somam e seguem, subindo as suas classificações 2.5 pontos por cada
ano. Portugal integra o grupo dos países em que se registou uma redução mais
significativa dos alunos com conhecimentos abaixo do nível 2. Em 2012, quase
metade dos estudantes obtiveram entre 484 e 633 pontos (nível 3 ou 4 sendo o
máximo 6). No relatório do PISA 2012, hoje divulgado, a OCDE explica os resultados
alcançados pelos estudantes portugueses com a implementação de algumas medidas
de política educativa, como por exemplo, a criação de agrupamentos escolares. Segundo a OCDE, Portugal foi ainda capaz de "melhorar a atitude dos
estudantes, disposição e crenças para com a escola, em geral, e a disciplina de
matemática em particular, ao reformar, por exemplo, os seus programas para que
estejam mais orientados para os interesses dos alunos e para competências do
século XXI".
"Portugal tem sido capaz de aumentar o número de excelentes alunos
em matemática, leitura e ciências, demonstrando que os sistemas de educação
podem perseguir e promover a excelência académica que tenham prestações acima
ou abaixo da média da OCDE", pode ler-se no relatório do PISA (Programme
for International Student Assessment)"