terça-feira, dezembro 03, 2013

OCDE: Tudo na mesma a matemática, leitura e ciências



Segundo o Expresso, num texto do jornalista Carlos Abreu, "o sistema de ensino está a melhorar a capacidade dos estudantes para resolverem problemas ou perceberem o que leem, mas continuamos abaixo da média da OCDE. Tudo praticamente na mesma a matemática, leitura e ciências. Eis a primeira conclusão a que se pode chegar quando se compara a média alcançada em 2009 e 2012, nestas matérias, pelos 5722 estudantes portugueses de 15 anos que participaram no PISA, um megaestudo promovido de três em três anos pela OCDE, hoje divulgado. Em 2012, a média dos alunos portugueses a matemática foi de 487 (a mesma que em 2009), a leitura foi de 488 (menos um ponto do que em 2009) e a ciências 489 (menos quatro pontos). Todas elas situam-se abaixo das média da OCDE, a saber: 494 a matemática, 496 a leitura e 501 a ciências. Os melhores, em qualquer uma das destas disciplinas foram Xangai (613 a matemática, 570 a leitura e 580 a ciências), Singapura (573 a matemática, 542 a leitura e 551 a ciências) e Hong-Kong (561 a matemática, 545 a leitura e 555 a ciências). No fundo da tabela do estudo realizado em 65 países e territórios surge do Peru (368 a matemática, 384 a leitura e 373 a ciências). Mas regressemos a Portugal.
Sempre a melhorar
Perspetivando os resultados alcançados pelos alunos entre 2003 e 2012, a OCDE realça a melhoria alcançada por Portugal a matemática - 2.8 pontos por ano - aumentado o número de alunos que obtinham melhores classificações ao mesmo tempo que reduzia o número daqueles que tinham piores notas nestes testes do PISA. O teste de matemática foi realizado pela primeira vez este ano. Em 2012, 42% dos estudantes que fizeram esta prova tiveram entre 480 e 605 pontos (nível 3 ou 4 sendo o máximo 6).Nos testes de leitura, os estudantes portugueses também têm vindo a melhorar as suas classificações - 1.6 pontos por ano - desde que os realizaram pela primeira vez em 2000. Em 2012, metade dos alunos que realizaram esta prova tiveram entre 480 e 605 pontos (nível 3 ou 4). 
Em ciências - teste realizado pela primeira vez em 2006 - os estudantes portugueses somam e seguem, subindo as suas classificações 2.5 pontos por cada ano. Portugal integra o grupo dos países em que se registou uma redução mais significativa dos alunos com conhecimentos abaixo do nível 2. Em 2012, quase metade dos estudantes obtiveram entre 484 e 633 pontos (nível 3 ou 4 sendo o máximo 6). No relatório do PISA 2012, hoje divulgado, a OCDE explica os resultados alcançados pelos estudantes portugueses com a implementação de algumas medidas de política educativa, como por exemplo, a criação de agrupamentos escolares. Segundo a OCDE, Portugal foi ainda capaz de "melhorar a atitude dos estudantes, disposição e crenças para com a escola, em geral, e a disciplina de matemática em particular, ao reformar, por exemplo, os seus programas para que estejam mais orientados para os interesses dos alunos e para competências do século XXI".
"Portugal tem sido capaz de aumentar o número de excelentes alunos em matemática, leitura e ciências, demonstrando que os sistemas de educação podem perseguir e promover a excelência académica que tenham prestações acima ou abaixo da média da OCDE", pode ler-se no relatório do PISA (Programme for International Student Assessment)"