quinta-feira, julho 03, 2008

Imagem de Sócrates continua em queda

De acordo com os dados apresentados pela Marktest no seu Barómetro Político, o Presidente da República, Cavaco Silva, viu o seu saldo de imagem descer pelo segundo mês consecutivo, chegando a Junho com 35%, o valor mais baixo desde Maio de 2006.

Relativamente aos líderes partidários com assento parlamentar, o destaque vai para o Primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, que em Junho apresentou o saldo de imagem mais baixo de sempre: -29.7%, agravando o valor já registado em Maio (-25%). Paulo Portas, líder do CDS-PP, foi o segundo líder partidário com a pior avaliação, descendo de -17% em Maio para -18.8% em Junho. No primeiro mês em que é avaliada no Barómetro como líder do PSD, Manuela Ferreira Leite obteve um saldo de -4.8%. Ainda assim, a sua avaliação foi bastante superior à registada por Luís Filipe Menezes no último mês em que foi avaliado como líder demissionário do PSD (em Maio, não foi além de -19.8%). Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, foram novamente os únicos líderes partidários a apresentar um saldo de imagem positivo. Jerónimo de Sousa, líder do PCP, obteve em Junho um saldo de imagem de 4.2%, o que significou uma quebra de 41% face o mês anterior. Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, foi novamente o líder partidário com a imagem mais elevada, obtendo em Junho um saldo de imagem de 13.2%,o seu valor mais elevado desde Junho de 2005.



O Barómetro Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas (fonte: Marktest.com, Julho de 2008)

Sem comentários: