Na tentativa de ajudar as pessoas que não são especialistas em questões económicas (eu sou uma delas) - deixo alguns conceitos relacionados com a temática que ultimamente temos vindo a discutir entre bloguistas - na expectativa de poder contribuir para reduzir a falta de conhencimentos técnicos mais apurados:
PRODUTO INTERNO BRUTO A PREÇOS DE MERCADO ( PIBpm) - O produto interno bruto a preços de mercado representa o resultado final da actividade de produção das unidades produtivas residentes. Pode ser definido de outras três formas: 1) o PIBpm é igual à soma dos valores acrescentados brutos dos diferentes sectores institucionais ou ramos de actividade, aumentada dos impostos menos os subsídios aos produtos (que não sejam afectados aos sectores e ramos de actividade). É igualmente o saldo da conta de produção total da economia; 2) o PIBpm é igual à soma dos empregos finais internos de bens e serviços (consumo final efectivo, formação bruta de capital), mais as exportações e menos as importações de bens e serviços; 3) o PIB é igual à soma dos empregos da conta de exploração do total da economia (remunerações dos trabalhadores, impostos sobre a produção e importações menos subsídios, excedente bruto de exploração e rendimento misto do total da economia). Deduzindo ao PIBpm o consumo de capital fixo, obtém-se o Produto Interno Líquido a preços de mercado (PILpm).
PRODUTO INTERNO BRUTO REGIONAL ( PIBR ) - Equivalente regional do PIB nacional . Avaliado a preços de mercado, adicionando-se os impostos regionalizados líquidos de subsídios, aos produtos e à importação, e aos valores acrescentados, por região, a preços de base. A soma dos PIBR a preços de mercado por região, incluindo o PIBR do território extra-regional, é igual ao PIB a preços de mercado.
PIB - O PIB - Produto Interno Bruto corresponde ao valor do output final total de todos os bens (produtos e serviços) produzidos internamente numa economia ao longo de um determinado período de tempo (geralmente um ano). O termo "Interno" descreve a medida como uma que contabiliza o output produzido por residentes e não residentes na economia quando não se contabiliza a afectação de claims domésticas e estrangeiras. O termo "Bruto" significa que o valor da depreciação (ou "desgaste") do capital (instalações, equipamentos, etc.) utilizado na produção não foi deduzido do valor do output final.
PIB potencial e PIB real - Outra distinção que pode ser efectuada é entre o PIB potencial e o PIB real. No caso do PIB potencial, este representa o valor que uma economia conseguiria produzir num determinado período de tempo (geralmente um ano) se todos os recursos disponíveis nessa mesma economia fossem utilizados de forma plena e eficiente. Quanto ao PIB real, este representa o valor do output que efectivamente é produzido. A diferença entre os dois ocorre sempre que existe ineficiência na utilização dos recursos e/ou quando estes não são utilizados na sua totalidade (i.e, quado existe desemprego de factores produtivos).
Produto Nacional Bruto (PNB) - Indicador que traduz o valor monetário da produção realizada por empresas portuguesas, no país e no estrangeiro. Exemplo: a construção do aeroporto do Gabão, por empresas portuguesas, é registada no cálculo do P.N.B. de Portugal e no P.I.B. do Gabão). Existem duas formas de medir o PNB: a preços correntes (PNB nominal) e a preços constantes (PNB real).As variações do PNB reflectem o nível e o crescimento da produção e o nível da Economia. As flutuações do PNB são designadas por ciclos económicos. O PNB designa-se por potencial quando representa a capacidade produtiva a longo prazo de uma Economia, ou seja o máximo que ela pode produzir. Situação caracterizada pelo desemprego baixo e produção máxima.
Rendimento Nacional (RN) - somatório das remunerações dos factores do período pertencentes aos residentes no território independentemente do território aonde se localizam as unidades produtivas que utilizam esses factores produtivos
Despesa Nacional (DN) - despesa em bens finais nacionais produzidos no período estimada a preços de aquisição (mercado)
Despesa Nacional (DN) - despesa em bens finais nacionais produzidos no período estimada a preços de aquisição (mercado)
Sem comentários:
Enviar um comentário