fonte: Expresso
domingo, novembro 02, 2025
Instituto Mais Liberdade lança o novo Ranking de Competitividade Municipal
O Instituto Mais Liberdade produziu o Ranking de Competitividade Municipal, um índice que compara a atratividade e qualidade de serviços e infraestruturas dos 186 municípios que têm mais de 10 mil habitantes em Portugal. O objetivo é oferecer informação clara e comparável para famílias, empresas e decisores públicos, evidenciando padrões, boas práticas e fragilidades a nível local. Procura-se assim estimular o desenvolvimento de cada município e valorizar aqueles que apresentam melhores indicadores em cada dimensão de análise. Este ranking é lançado numa altura em que o Instituto +Liberdade tem também a decorrer a maior exposição sobre eleições autárquicas e participação cívica, presente em mais de 300 locais de todo o país (escolas, bibliotecas, câmaras municipais, juntas de freguesia e outros locais). Mais informações sobre a exposição "Democracia Aqui Tão Perto" e locais aderentes pode ser consultada aqui.
Principais resultados
- Lisboa lidera com 70,1 pontos, seguida de Oeiras (66,2) e Porto (61,6). O top 10 é completo com Coimbra, Aveiro, Cascais, Maia, Alcochete, Funchal e São João da Madeira.
- O ranking confirma um padrão estrutural: os primeiros lugares concentram-se sobretudo em grandes municípios do litoral, onde há maior densidade populacional, empresarial e de infraestruturas; no fundo da tabela predominam municípios do interior e das regiões autónomas, refletindo assimetrias de acessibilidade e escala. O persistente centralismo do país reflete-se nestes resultados.
Conteúdo gerado por IA agora representa mais da metade de todos os artigos online
Em pouco menos de 3 anos, a voz escrita da internet mudou drasticamente. O conteúdo gerado por IA agora representa mais da metade de todos os artigos online, de acordo com uma análise de 65.000 URLs entre 2020 e maio de 2025. O ponto de inflexão veio logo após o lançamento do ChatGPT no final de 2022, marcando o início de um aumento exponencial no texto escrito por IA. Embora a IA tenha democratizado o acesso à publicação e tornado a criação de conteúdo significativamente mais fácil, ela também confundiu os limites da autoria, originalidade e verdade. Muitos leitores on-line hoje podem não perceber que as palavras que estão consumindo não foram escritas por um ser humano. À medida que os algoritmos definem cada vez mais a narrativa digital, o desafio à frente não é parar a IA, mas manter a credibilidade e a transparência em um mundo onde qualquer pessoa (ou qualquer coisa) pode escrever com autoridade (Voronoi)
Estados Unidos têm sido o maior apoiador da Ucrânia
Até o momento, os Estados Unidos têm sido o maior apoiador da Ucrânia em termos de ajuda, de acordo com dadosdo Ukraine Support Tracker compilados pelo Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW Kiel). As instituições da UE (incluindo a Comissão Europeia e o Conselho), seguidas pela Alemanha e pelo Reino Unido, foram os próximos maiores contribuintes. O gráfico a seguir analisa a assistência financeira (como empréstimos e doações), a ajuda humanitária (como alimentos e suprimentos médicos) e o valor das armas e equipamentos entregues. Isso incluiu doações em espécie para os militares ucranianos e apoio financeiro vinculado a fins militares.
Ao olhar apenas
para a ajuda militar, incluindo armas e apoio financeiro relacionado à defesa,
a Alemanha ocupa o segundo lugar, contribuindo com cerca de € 17,7 bilhões. Os
Estados Unidos continuam sendo o maior apoiador militar, no entanto, tendo
entregue armas e fundos militares totalizando aproximadamente € 115 bilhões
entre 24 de janeiro de 2022 e 31 de agosto de 2025. No início de março de 2025,
a ajuda militar dos EUA foi brevemente interrompida, mas retomada em 11 de
março, depois que a Ucrânia sinalizou abertura a um possível cessar-fogo. Os
EUA estão agora a actuar como fornecedor e coordenador de armas no âmbito da
recém-criada iniciativa PURL da NATO. Isso envolve os países da OTAN comprando
armas dos EUA, que são então disponibilizadas para a Ucrânia.
O Ukraine Support Tracker, mantido pelo IfW Kiel, registra sistematicamente o apoio publicamente conhecido prometido pelos governos de 31 países ocidentais desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022. Ele rastreia a assistência militar, financeira e humanitária, com o objetivo de fornecer uma base factual para as discussões em andamento sobre a ajuda internacional à Ucrânia (Voronoi)
EUA: (29%) dizem que não poderão sair de férias
Dados da pesquisa Consumer Insights mais recente da Statista mostram que quase três em cada dez americanos (29%) dizem que não poderão sair de férias este ano devido à falta de fundos. Esta foi a maior proporção de entrevistados dos 20 países incluídos na pesquisa. A parcela de canadenses cujas finanças não permitiram que eles saíssem de férias este ano foi ligeiramente menor, de 28%. Como mostra o infográfico a seguir, a China foi o único país onde menos de 10% dos entrevistados não puderam pagar férias este ano, muito menos do que na Alemanha (22%), França (19%) ou mesmo no Japão (26%) (Voronoi)
A influência da volatilidade geopolítica
De acordo com um relatório recém-divulgado pela Aon, a volatilidade geopolítica - juntamente com questões relacionadas à IA - foi o risco de negócios que mais cresceu no mundo. O risco geopolítico subiu da 21ª posição em 2023 para a 9ª posição em 2025 e, de acordo com líderes empresariais, deve subir ainda mais para a 5ª posição até 2028. Enquanto isso, os riscos relacionados à IA foram classificados em 49º lugar pelos especialistas pesquisados em 2023, antes de subir para a 29ª posição em 2025. Eles estão projetados para chegar em oitavo em 2028. Dividida por continentes, a Ásia deve experimentar o maior aumento no risco geopolítico, com o indicador devendo subir da 11ª para a 4ª posição, acima da média global, até 2028. Na Europa, a volatilidade geopolítica já está extremamente elevada no 6º lugar de todo o risco comercial. Isso ainda deve aumentar ainda mais até 2028, de acordo com especialistas, quando se acredita que a volatilidade geopolítica se torne o terceiro maior risco na Europa. Espera-se que a América do Norte fique apenas ligeiramente abaixo da média global, enquanto a situação é mais relaxada na América Latina. No geral, o maior risco comercial em 2028 (assim como em 2025) continuará sendo ataques cibernéticos e violações de dados. Exceto entre 2023 e 2025, 2028 verá mais mudanças no top 3, com o aumento da concorrência subindo e substituindo a interrupção dos negócios (Voronoi)
Barómetro do DN-Lisboa coloca Chega em queda
Coligação liderada pelo PSD capitaliza o bom resultado autárquico e sobe 6,5 pontos percentuais desde setembro. Já o partido de André Ventura cai para 3.º (21,9%) e o PS recupera o 2.º posto (23,8%) (DN-Lisboa)
Sondagem: Chega alcança PS e fica em empate técnico com AD nas intenções de voto
O Chega registou uma subida expressiva nas intenções de voto e encontra-se agora em situação de empate técnico com o PS e a AD, segundo o mais recente barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios. O estudo, realizado entre 20 e 26 de outubro de 2025, revela que o partido de André Ventura subiu mais de dois pontos percentuais, atingindo 22,9%, enquanto a AD (PSD/CDS) desceu para 26,3% e o PS recuou ligeiramente para 23,9%. Os resultados colocam os três maiores partidos num equilíbrio quase total, dentro da margem de erro de 4%. O avanço do Chega, que recupera o desempenho obtido nas legislativas de maio (22,76%), reduz para 3,4 pontos percentuais a distância face à coligação liderada por Luís Montenegro, que se mantém na dianteira. O PS, sob liderança de José Luís Carneiro há quatro meses, mantém-se praticamente estável, mas com a aproximação do Chega, o segundo lugar torna-se agora uma disputa renhida.
A sondagem surge num contexto político agitado, logo após as eleições autárquicas em que o PSD conquistou a maioria dos municípios, relegando o PS para o segundo lugar e deixando o Chega aquém das metas traçadas — o partido ambicionava vencer 30 câmaras, mas alcançou apenas três. Apesar disso, o barómetro de outubro indica que o impacto eleitoral local não se refletiu a nível nacional, com Ventura a reforçar a sua posição como principal rival dos socialistas.
Starbucks vai fechar centenas de lojas e despedir 900 funcionários
A Starbucks
referiu que os funcionários das suas lojas receberão ofertas de transferência
para outras lojas, quando possível, e pacotes de indemnização. A Starbucks
anunciou esta quinta-feira que vai fechar centenas de lojas, nos EUA e Canadá,
e despedir 900 funcionários, no âmbito de um plano de recuperação da empresa,
motivado pela desaceleração das vendas nos últimos trimestres.
A empresa de Seattle, que tem milhares de cafés, incluindo em Portugal, disse que o encerramento das lojas começará imediatamente, mas não revelou o número de lojas que serão encerradas. Disse, no entanto, que espera ter 18.300 locais na América do Norte quando o seu ano fiscal terminar, este domingo, o que representa menos 124 do que tinha no final do ano fiscal de 2024. Em 29 de junho, a empresa tinha 18.734 unidades. A Starbucks referiu que os funcionários das suas lojas receberão ofertas de transferência para outras lojas, quando possível, e pacotes de indemnização, de acordo com a agência Associated Press (AP).
El retraso del pago del descuento de residente amenaza la conectividad en Canarias y otros territorios extrapeninsulares
La directora de Asuntos Corporativos, Marca y Sostenibilidad de Vueling, Sandra Hors, advirtió este jueves de que el retraso en el abono del descuento de residente por parte del Gobierno de España a las aerolíneas está poniendo en riesgo la conectividad con Canarias, Baleares, Ceuta y Melilla. En una rueda de prensa, Hors explicó que las compañías aéreas llevan “meses sufriendo demoras” en los pagos de este incentivo, lo que ha obligado a las aerolíneas a asumir costes acumulados que deberían ser cubiertos por el Estado.
“Si yo decido poner un vuelo en Canarias, en lugar de ponerlo a Bilbao, ese vuelo, el pasajero, en realidad me paga solo una parte y el resto lo tiene que pagar el Gobierno”, señaló Hors en referencia a la bonificación del 75% en el transporte aéreo y marítimo para residentes en territorios extrapeninsulares. La directiva incidió en la necesidad de buscar una fórmula más ágil y efectiva junto al Ejecutivo para evitar que esta situación se siga repitiendo y afecte a la planificación de rutas y, en última instancia, a los propios pasajeros residentes, quienes dependen de este mecanismo para mantener la movilidad con la Península en condiciones de igualdad.
Vueling avisa a Canarias: “El retraso del pago del descuento de residente pone en riesgo la conectividad”
La directora de Asuntos Corporativos, Marca y Sostenibilidad de Vueling, Sandra Hors, ha afirmado que el retraso del pago del descuento de residente por parte del Gobierno de España a las aerolíneas “pone en riesgo la conectividad” con Canarias, Baleares, Ceuta y Melilla. La directiva, en rueda de prensa, ha explicado que las compañías están sufriendo “meses” de demoras en los pagos, de ahí la necesidad en trabajar con el Gobierno y buscar una fórmula efectiva “para que esto no siga sucediendo, porque se está extendiendo” que las aerolíneas tengan que acumular estos costes. “Si yo decido poner un vuelo en Canarias, en lugar de ponerlo a Bilbao, ese vuelo, el pasajero, en realidad, me paga solo una parte y el resto lo tiene que pagar el gobierno”, ha comentado Hors sobre el descuento de residente en España, una bonificación del 75% aplicada al transporte aéreo y marítimo para las personas que tienen residencia en territorios extrapeninsulares (Diário de Avisos)
‘Dança’ de furacões no Atlântico Norte repete fenómeno raro descrito há mais de 100 anos
Um par de furacões manteve diversas áreas do Oceano Atlântico Norte em alerta, indicou a publicação brasileira ‘Globo’. O furacão ‘Imelda’, com ventos de até 140 km/h, deve passar sobre ou muito próximo do território britânico de Bermudas como furacão de categoria 2. O segundo sistema, ‘Humberto’, que chegou a alcançar categoria 4, perdeu força e evoluiu para um ciclone pós-tropical, mas ainda produz ventos intensos e ondas que atingem a costa leste dos Estados Unidos.
Fenómeno raro:
efeito Fujiwhara
A proximidade entre ‘Imelda’ e ‘Humberto’ gerou uma configuração rara conhecida como efeito Fujiwhara, que ocorre quando ciclones tropicais interagem e giram em torno de um ponto comum. Este fenómeno, descrito pela primeira vez em 1921 pelo meteorologista japonês Sakuhei Fujiwhara, pode alterar a trajetória das tempestades e aumentar a incerteza das previsões meteorológicas.
Estudo estima que IA escreveu 17% das comunicações empresariais e governamentais em 2024
A inteligência artificial (IA) terá escrito em 2024 cerca de 17% das comunicações de empresas e organizações governamentais, desde anúncios de emprego a comunicados de imprensa, uma taxa que se prevê que continue a aumentar, segundo um estudo. No estudo publicado na quinta-feira na revista Cell Press Patterns, que contem a primeira revisão abrangente do uso da escrita assistida por IA em vários setores da sociedade, os autores observaram "uma tendência consistente e crescente nos últimos dois anos", observou James Zou, investigador da Universidade de Stanford (Estados Unidos) e autor.
No final de 2022, foram disponibilizados publicamente modelos de linguagem de grande escala, um modelo que é agora utilizado regularmente por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo. Desde então, as empresas, os consumidores e até as Nações Unidas têm utilizado grandes modelos de linguagem baseados em sistemas de IA, como o ChatGPT, que são treinados para criar textos que parecem escritos por humanos. Para conduzir o estudo, Zou e a sua equipa utilizaram um programa de deteção de IA que tinham desenvolvido anteriormente para investigar a presença de IA em quatro tipos de textos: queixas de consumidores dos EUA, comunicados de imprensa corporativos, comunicados de imprensa da ONU e anúncios de emprego.
Binter lanza un nuevo Bintazo para volar de Canarias a Madrid desde 26 euros
Binter ha puesto en marcha un nuevo Bintazo para volar entre cualquier isla de Canarias y Madrid. La promoción permite adquirir, hasta el 20 de octubre, billetes desde 26 euros por trayecto, siempre que el pasajero sea residente y compre ida y vuelta. La promoción se podrá canjear en vuelos desde el 1 de diciembre hasta el 28 de febrero de 2026. Los pasajeros de estos vuelos contarán con las ventajas del denominado ‘modo canario’, que incluye el confort de los aviones Embraer E195-E2, el reactor de pasillo único más silencioso, limpio y eficiente de su clase. Esta aeronave dispone de una configuración con mayor espacio entre filas y sin asiento de en medio. Además, todos los clientes reciben un aperitivo gourmet de cortesía, dentro de un servicio a bordo de alta gama.
16 VUELOS DIARIOS
ENTRE CANARIAS Y MADRID
La aerolínea opera actualmente un total de 112 vuelos semanales, lo que supone 16 diarios, entre los aeropuertos de Madrid (MAD) y los de Tenerife Norte (TFN) y Gran Canaria (LPA). Asimismo, Binter facilita a los viajeros de estas rutas nacionales el enlace con sus vuelos interinsulares, de manera que la oferta puede disfrutarse desde todas las islas del archipiélago al mismo precio. Las personas interesadas pueden adquirir los billetes a través de los distintos canales de venta de la compañía: la web binter.com, la app de Binter, el teléfono 922/928 32 77 00, las agencias de viajes y las oficinas de los aeropuertos, donde también es posible consultar las condiciones y precios (Diário de Avisos)
Iberia lanza vuelos desde Canarias a Madrid por 13 euros
Iberia Express ofrece en su web www.iberiaexpress.com precios muy competitivos para residentes en sus vuelos directos desde Gran Canaria, Tenerife, Lanzarote, Fuerteventura y La Palma a Madrid. En concreto, ahora mismo se puede volar a Madrid desde Gran Canaria o Tenerife por 13 euros por trayecto, comprando ida y vuelta; desde Fuerteventura, por 15 euros; y desde La Palma o Lanzarote por 16 euros. Tarifas irresistibles que incluyen equipaje de mano y con las que Iberia Express reafirma su compromiso con los residentes en el archipiélago ofreciendo precios muy accesibles, que permiten volar más a menudo para disfrutar del ocio, las compras o los encuentros familiares en la capital.
Estas ofertas están disponibles para los miembros del Club Express, la comunidad gratuita de Iberia Express que ya supera los 2,9 millones de usuarios. Ser socio permite disfrutar de descuentos inmediatos en vuelos, ofertas especiales, gestión personalizada de viajes y acceso a la oferta de entretenimiento a bordo, con películas, música, series y podcasts, entre otros. Iberia Express es parte del Grupo Iberia y la low cost líder en las rutas que unen Madrid con Canarias y Baleares. Ofrece rutas de corto y medio radio, tanto para alimentar la red de larga distancia de Iberia, como para competir de forma eficiente en el segmento de las compañías low cost. Iberia Express opera una flota muy eficiente de 25 aviones y ha desarrollado un modelo de negocio híbrido que incluye vuelos en conexión y servicio Business en todos sus aviones. En 2024 ha sido la low cost más puntual del mundo y la aerolínea más puntual de Europa, según la consultora Cirium (Diario de Avisos, texto do jornalista José Antonio Felipe)
Crise automóvel alemã desencadeia tsunami de demissões: 100.000 cortes de empregos até 2030
Setor automóvel perdeu aproximadamente 55 mil empregos nos último dois anos, indicou a VDA (German Association of the Automotive Industry) – é esperado que dezenas de milhares de empregos desapareçam até 2030, num setor que emprega mais de 700 mil pessoas. A Bosch anunciou esta quinta-feira que, devido à crise no setor automóvel, vai demitir 18.500 pessoas este ano: embora significativo, foi apenas o mais recente anúncio de uma onda de cortes de empregos em todo o setor. No total, os anúncios dos gigantes do setor somam quase 100 mil demissões até 2030. O setor automóvel perdeu aproximadamente 55 mil empregos nos último dois anos, indicou a VDA (German Association of the Automotive Industry) – é esperado que dezenas de milhares de empregos desapareçam até 2030, num setor que emprega mais de 700 mil pessoas. “O anúncio de demissões significativas na Bosch é apenas o começo de uma grande reestruturação industrial na Alemanha”, disse Marcel Fratzscher, presidente do Instituto Alemão de Pesquisa DIW. “Veremos muito mais demissões e também falências nos próximos anos.”
Essas medidas colocam em risco a promessa do chanceler Friedrich Merz de tirar a Alemanha da estagnação, libertando milhares de milhões de euros em gastos com infraestrutura e Defesa. A economia alemã deve crescer 0,2% (segundo o Bundesbank) este ano, após dois anos de contração, mas os fabricantes continuam a cortar a sua força de trabalho e a alertar que os altos preços da energia, a baixa procura e outros desafios podem forçá-los a fazer investimentos futuros no exterior. Os custos da mão de obra na indústria na Alemanha são mais que o dobro dos da Eslováquia e da República Checa, segundo dados do Eurostat.
Bosch prevê eliminar mais de 13.000 empregos na Alemanha até 2030
O plano agora anunciado, e citado pela agência France-Presse (AFP), mais que duplica a estimativa divulgada em novembro, quando a Bosch disse que pretendia suprimir 5.550 postos de trabalho até 2030. Este plano deverá afetar cerca de 3% da força de trabalho mundial e atinge a divisão automóvel, que se vê obrigada a reduzir os seus custos em 2.500 milhões de euros por ano para, segundo o grupo, assegurar a sua competitividade. No total, isto significa que cerca de 10% dos efetivos do grupo na Alemanha deverão sair da empresa, que terá várias fábricas impactadas. A indústria automóvel europeia, em particular a alemã, tem sido impactada com a queda da procura mundial, o aumento dos custos, a concorrência chinesa e o aumento das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos da América às importações.
Citado pela AFP, o sindicato da indústria IG Metall criticou a redução de pessoal “de dimensão histórica” e que não dá garantias para a proteção das fábricas na Alemanha. “Os custos associados a este plano massivo de supressão de postos de trabalho deveriam ser investidos no desenvolvimento de produtos e modelos económicos sustentáveis”, argumentou o representante na divisão automóvel, Frank Sell. Já o responsável de recursos humanos da Bosch, Stefan Grosch, defendeu que o grupo enfrenta “enormes desafios”. Outros fabricantes alemães, como Continental, ZF e Schaeffler, também anunciaram milhares de cortes de postos de trabalho nos últimos meses.Entre as fabricantes, a Volkswagen prevê reduzir 35.000 postos de trabalho na Alemanha e a gigante de pesados Daimler Truck 5.000 (Executive Digest)
Em 2023, cada munícipe devia, em média, através da sua autarquia, 331€
Em 2023, cada munícipe devia, em média, através da sua autarquia, 331€. Isto corresponde a mais de 3,5 mil milhões €, no total das autarquias. A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António tem a dívida por habitante mais elevada do país, entre os 186 concelhos portugueses com mais de 10 mil habitantes. São mais de 3.500€ de dívida por habitante, quase 150 vezes mais do que na autarquia de Elvas (24€/habitante) e dez vezes mais do que a média nacional. Vila Franca do Campo, Cartaxo, Nazaré e Fundão acompanham, por esta ordem, Vila Real de Santo António no top 5 dos municípios portugueses mais endividados (população acima de 10 mil habitantes), com dívidas equivalentes a mais de 1.800€ por habitante. No outro extremo, encontram-se Elvas, Sintra, Arouca, Ponte de Lima e Bombarral, as autarquias menos endividadas (abaixo de 45€/habitante). Relativamente às capitais de distrito, destacam-se, pela positiva, Bragança (79€/habitante), Castelo Branco (93€/habitante) e Porto (149€/habitante). Pela negativa, destacam-se Évora (1.036€/habitante), Aveiro (723€/habitante) e Lisboa (475€/habitante) (Mais Liberdade, Mais Factos)
Ao contrário de muitos outros indicadores económicos,
Portugal está no pelotão da frente na dívida pública, não só a nível europeu
como mundial. Em 20 anos, Portugal mais que duplicou a sua dívida pública (em
percentagem do Produto Interno Bruto), passando do meio da tabela na União
Europeia para o pódio. Durante os últimos 4 anos de governação de José
Sócrates, a dívida pública disparou de 76% para 114% do PIB, quase 40 pontos
percentuais a mais num curto espaço de tempo, impulsionado também pela crise
financeira internacional. Seguiu-se o pedido de resgate internacional pelo
governo socialista, em 2011, e após o primeiro ano da troika houve mais um
aumento significativo de 15 pontos percentuais em 2012. A partir daí, Portugal
nunca mais saiu do top 3 europeu, apesar de algumas subidas e descidas
verificadas neste período.
Nota: Dívida pública portuguesa de 2020 foi revista em
alta pelo INE no dia 23 de setembro. Números apresentados no gráfico são os
mais recentes, contemplando esta atualização (Mais Liberdade, Mais Factos)
Curiosidades: a construção de Veneza
Veneza não foi construída em terreno firme. Foi
construído sobre milhões de troncos de madeira levados para o fundo do mar.
Desde o ano 421 d.C., esta cidade flutuante desafiou o tempo e a lógica da
engenharia. Enquanto a maioria das cidades fica sobre rocha ou concreto, Veneza
ergue-se sobre uma floresta de madeira encharcada. Especificamente, árvores
Alder: um tipo que não apodrece debaixo de água. Quando enterrada em barro e
encharcada em água salgada, esta madeira não decai, ela petrifica. Ao longo dos
séculos, endurece, tornando-se quase tão dura como a pedra. Uma maravilha
intemporal.
O Campanile de St. Mark repousa sobre 100.000 pilhas de madeira. A grande Basílica della Salute, exigiu mais de um milhão. Cada pilha foi martelada à mão, espaçada a cada meio metro, conduzida até três metros de profundidade no fundo do mar. Mas porquê construir uma cidade sobre a água? No início do século V, a Itália estava sob ataque de tribos bárbaras. Fugindo das invasões, as pessoas procuraram refúgio na lama, e na pantanosa lagoa veneziana. A água era a sua muralha, uma fortaleza natural que os inimigos não poderiam atravessar facilmente. E assim, entre lama e neblina, nasceu Veneza (fonte: Facebook, Sekekama Transalpino)
Curiosidades: o horrível incidente de Chichijima
Durante o horrível incidente de Chichijima, em 1944,
tropas japonesas capturaram, torturaram e mataram oito soldados americanos. Em
seguida, canibalizaram quatro das vítimas, comendo seus fígados com molho de
soja e vegetais, tratando a refeição como se fosse uma iguaria exótica. O único
soldado do grupo que conseguiu escapar foi o futuro presidente dos Estados
Unidos, George H. W. Bush. Mas, por mais chocante que essa história possa
parecer, ela foi apenas um dos muitos casos de canibalismo cometidos por soldados
japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Eles não apenas comeram
prisioneiros de guerra aliados, como também consumiram a carne de civis,
incluindo trabalhadores asiáticos e povos indígenas da Papua-Nova Guiné. E
alguns soldados japoneses chegaram até a comer uns aos outros (fonte: Facebook,
Universo Extremo)
Canarias exige más competencias en el transporte aéreo y marítimo
María Fernández, directora general de Transportes y Movilidad del Gobierno de Canarias, reiteró este miércoles su solicitud de mayor autonomía en los ámbitos aéreo y marítimo durante su intervención en el Foro «Intermodalidad en Canarias: retos y oportunidades en el transporte aéreo y marítimo», organizado por el diario Canarias 7. Fernández subrayó la necesidad de una mayor participación en las decisiones que afectan al transporte interinsular y la conectividad aérea, crucial para el archipiélago, y destacó la urgencia de implementar una política de tasas diferenciadas.
Fórmula para la gratuidad del transporte
Por otro lado, Fernández expresó su preocupación por la sostenibilidad del sistema de transporte público en Canarias, particularmente en lo que respecta a la gratuidad de las guaguas. Según la directora, el mantenimiento de este servicio sin coste para los ciudadanos es fundamental. “Conseguimos ampliar los 81 millones a 120 millones pero, sin embargo, el Estado no tiene resuelta la fórmula en la que nos da el anticipo”, afirmó la directora general de Transportes y Movilidad del Gobierno de Canarias a RTVC.
Más de 1.700 vuelos operarán durante el puente de la Constitución en el aeropuerto de Gran Canaria. El tercero del país por movimientos Canarias exige más competencias en el transporte aéreo y marítimo. Controladores de ENAIRE en el aeropuerto de Gran Canaria. RTVC. “Tenemos que aprobar esa legislación para poder resolver el hoy y poder centrarnos también en el mañana que es la prórroga de esa gratuidad del transporte para el 2026”, añadió. Finalmente, la directora de Transportes insistió en la necesidad de aprobar cuanto antes la legislación relacionada con la movilidad sostenible, para poder abordar con firmeza tanto los desafíos actuales como los proyectos a futuro (TVE Canárias, RTVC)
Rendimento bruto em Portugal é 23% inferior à média dos 27 países europeus da OCDE
O rendimento nacional bruto em Portugal é 23% inferior à média dos 27 países europeus da OCDE. É o 7.º país mais pobre desta região, mas é o que tem a taxa estatutária máxima de IRC mais elevada (31,5%, face a apenas 21,7% de média nos países analisados). Em Portugal, aos 21% de IRC aplicado aos negócios residentes, somam-se a derrama municipal de 1,5% e a derrama estadual que pode atingir os 9%, o que perfaz a taxa estatutária máxima de 31,5%. Irlanda, Lituânia e Hungria têm as taxas estatutárias de IRC mais baixas. Todas as economias europeias de leste, pertencentes à OCDE, com as quais Portugal cada vez mais concorre, têm taxas estatutárias abaixo da média europeia. Destes países, Eslováquia é o que tem a taxa mais elevada, mas não passa de 21%, cerca de 10 pontos percentuais abaixo de Portugal.
No entanto, a carga fiscal efetivamente suportada pelas empresas é diferente das taxas estatutárias, uma vez que depende dos benefícios, incentivos e deduções fiscais vigentes a nível nacional e internacional. De acordo com cálculos do Banco de Portugal, a taxa efetiva de imposto das empresas em Portugal entre 2010 e 2019 manteve-se relativamente estável, em torno dos 25% (equivalente a 2020, segundo a OCDE), sendo também uma das mais elevadas da Europa (Mais Liberdade, Mais Factos)
Curiosidades: Atriz criada por inteligência artificial gera polémica entre atores de Hollywood
O uso da IA tem-se tornado cada vez mais visível nos últimos meses nas indústrias criativas, gerando cada vez mais polémicas. A atriz criada por inteligência artificial (IA), Tilly Norwood, está a causar indignação entre atores em Hollywood, nos Estados Unidos (EUA), noticiou hoje a Agence France-Press (AFP). "Roubaram os rostos de centenas de jovens mulheres para criar esta 'atriz' de IA. Não são criadoras. São ladrões de identidade", disse a atriz que interpreta a personagem `Matilda´, Mara Wilson, nas redes dos sociais. "Que vergonha destas pessoas", acrescentou Mara Wilson, referindo-se à atriz criada pelo estúdio Xicoia, que desenvolve talentos criados por IA, adaptando-se à industria do entretenimento. Várias agências parecem já estar a preparar-se para representar Tilly Norwood, revelou a fundadora do estúdio, Eline Van der Velden, na semana passada. A atriz protagonista dos filmes `Scream´ e `Scream 6´ Melissa Barrera, disse que espera "que todos os atores representados pelo agente que faz isto o abandonem. O ator da série `The White Lotus´, Lukas Gage, acusou Tilly Norwood de ser "um pesadelo para trabalhar" porque alegadamente "não se conseguia posicionar no set (cenário de filmagens) e estava atrasada". A fundadora do estúdio Xicoia disse que Tilly Norwood "não é uma substituta de um ser humano, mas uma obra criativa", indiciou na rede social Instagram, no domingo.
Poupança dos portugueses
Por cada 100€ disponíveis, as famílias portuguesas pouparam 13€, em 2024. Trata-se de um valor inferior ao que se verifica em média na UE (14€), embora o diferencial se tenha reduzido bastante nos últimos anos. Na viragem do século, as famílias portuguesas apresentavam uma capacidade de poupança próxima da média comunitária. Em 1999, as famílias portuguesas poupavam 14€ por cada 100€ disponíveis, enquanto a média da UE se fixava nos 13€. A capacidade média de poupança das famílias europeias em 2024, mais de duas décadas depois, era ligeiramente superior. A taxa manteve-se estável no espaço comunitário, excetuando os anos do impacto da crise financeira de 2008-09 e da pandemia. As recessões económicas são, normalmente, períodos em que a taxa de poupança sobe, uma vez que as famílias têm um maior receio de perda dos seus empregos e de diminuição dos seus rendimentos, optando por poupar mais.
Em Portugal, a evolução foi bem diferente. A partir de 2004, a taxa de poupança começou a cair drasticamente e criou-se um diferencial para a média da UE que nunca mais se recuperou totalmente. Neste período, a capacidade de poupança das famílias variou maioritariamente entre os 7€ e os 8€, por cada 100€ de rendimento disponível. Também em Portugal, se verificaram aumentos temporários devido à crise financeira de 2008-09 e devido à pandemia. Verifica-se também um “pico” na sequência da crise das dívidas soberanas, que levou à intervenção da Troika em Portugal.
Atualmente, a capacidade de poupança das famílias no nosso país é de 13€ por cada 100€ disponíveis, menos 8% do que se verificava em 1999, mas um dos valores mais elevados que se registou ao longo dos últimos 25 anos, e mais próximo da média da UE. É importante referir que os valores apresentados, que têm como fonte o Eurostat, diferem dos que são habitualmente apresentados pelo INE, devido a diferenças metodológicas. Por exemplo, o INE refere que em 2024 a taxa de poupança se fixou em 12,5% (Mais Liberdade, Mais Factos)
Portugal no fundo da tabela do investimento na União Europeia
Portugal no fundo da tabela do investimento na União Europeia. Entre 2014 e 2024, Portugal registou uma das mais baixas taxas médias anuais de investimento da União Europeia — apenas 18% do PIB, ocupando o 25.º lugar entre os 27 estados-membros da UE. O investimento público nacional foi particularmente reduzido, com uma média anual de 2,2% do PIB, o que coloca Portugal na 26.ª posição da UE, à frente apenas do Luxemburgo. Já o investimento privado foi bastante superior, representando 16% do PIB, mas ainda assim pouco melhor classificado entre os 27 estados-membros da UE, ficando em 21.º lugar. Em contraste, países como a Irlanda, a Estónia e a Chéquia lideram o ranking europeu, com níveis de investimento total acima de 25% do PIB. Estes dados revelam uma década marcada por fraco dinamismo económico e subinvestimento estrutural, tanto público como privado, o que limita o crescimento e a competitividade da economia portuguesa (Mais Liberdade, Mais Factos)
Portugal tem o 6.º sistema fiscal menos competitivo da OCDE
Portugal tem o 6.º sistema fiscal menos competitivo da OCDE, de acordo com o relatório anual publicado recentemente pela Tax Foundation, divulgado em Portugal pelo Instituto +Liberdade. No caso das empresas, apesar das melhorias relacionadas com a redução da taxa máxima de imposto sobre as sociedades, de 31,5% para 30,5%, e com a dedução de juros nocionais (passou a ser mais generosa, um incentivo fiscal para empresas que permite uma dedução sobre o património líquido), Portugal mantém-se nas últimas posições (antepenúltimo), sendo que o estudo realça a elevada carga fiscal sobre as empresas e benefícios fiscais e a complexidade, excessivos. Continuamos a ter uma das taxas estatutárias máximas mais elevadas da OCDE (só atrás da Colômbia e França), que contempla 20% de IRC aplicado aos negócios residentes, ao qual se somam a derrama municipal de 1,5% e a derrama estadual, que pode atingir os 9%.
No caso dos rendimentos singulares, a elevada carga fiscal (principalmente quando comparamos com economias similares) e a excessiva progressividade (evidente nos 9 escalões de IRS, segundo país da UE com mais escalões), são apontadas como fatores de fraca competitividade, apesar de Portugal ter feito progressos nessa categoria. Subimos cinco posições (de 26.º para 21.º), sobretudo devido ao facto de Portugal ter baixado a taxa de imposto sobre mais-valias de longo prazo de 28% para 19,6%. A descida das taxas de IRS também terá, certamente, contribuído para a melhoria da classificação do sistema fiscal português nesta categoria. A Letónia é o país mais competitivo para as empresas, enquanto nos rendimentos individuais se destaca a Eslováquia (Mais Liberdade, Mais Factos)
Importância da literacia financeira
Aumentar a literacia financeira tem impacto direto nas finanças das famílias e no crescimento da economia. De acordo com o "Global Financial Inclusion Index 2025", um aumento de 1 ponto percentual nos níveis de literacia financeira reduz os incumprimentos dos créditos à habitação em 2,78 p.p. e o rácio dívida/endividamento em 6,7 p.p. Além disso, melhora significativamente a capacidade das famílias para pagar empréstimos. Mais literacia financeira está também associada a um maior crescimento económico — um aumento de 10 p.p. nos níveis de literacia financeira traduz-se, em média, num acréscimo de 0,3 p.p. no PIB, ao fim de quatro anos. A conclusão é clara: mais literacia financeira significa famílias mais estáveis e economias mais fortes (Mais Liberdade, Mais Factos)
Segunda quiebra en 24 horas: Braathens, con rutas a Suecia, cesa sus vuelos por falta de liquidez
La aviación europea encadena dos quiebras en apenas 24 horas. Si este lunes la islandesa Fly Play sorprendía con el anuncio del cese inmediato de operaciones, este martes le siguió la escandinava Braathens, que solicitó la liquidación judicial de dos de sus filiales –Braathens International Airways AB y Braathens Crew AB– en el Tribunal de Distrito de Estocolmo. La medida afecta a unos 200 trabajadores y conlleva la interrupción inmediata de todos los vuelos operados con aviones Airbus. La aerolínea había tratado de reconvertirse en los últimos meses, apostando por su flota de turbohélices ATR 72-600 y descartando los seis Airbus que mantenía en servicio para turoperadores, pero la falta de liquidez y la imposibilidad de asegurar financiación precipitaron el cierre. En total, los accionistas habían inyectado más de 27 millones de dólares desde la pandemia sin lograr la rentabilidad del negocio.
Aunque Braathens no tenía una presencia tan amplia en España como Play, sí mantenía conexiones con Suecia que servían de enlace con Canarias. Para el sector turístico isleño, estas quiebras son «malas noticias» que restan conectividad, según advirtió el presidente de la Federación de Empresarios de Hostelería y Turismo (FEHT), José María Mañaricua. «Son malas noticias porque se va lastrando la conectividad. Unos asientos que desaparecen no siempre son reemplazados por otras aerolíneas. En ocasiones se trata de rutas regionales de Escandinavia que no son recogidas por otras compañías y, por tanto, se pierden enlaces», explicó Mañaricua. Por su parte, la quiebra de Play afectó directamente a siete aeropuertos españoles –entre ellos Fuerteventura, Gran Canaria y Tenerife– aunque su menor peso en el mercado y el hecho de producirse en temporada baja ha mitigado el impacto inmediato (Canarias 7)
Curiosidades: o caso da paramédica britânica Natalie Kunicki
Em 2019, a paramédica britânica Natalie Kunicki, de apenas 23 anos, descobriu da maneira mais difícil que um movimento aparentemente simples pode ter consequências graves. Enquanto assistia a um filme em casa, Natalie alongou o pescoço e ouviu um estalo alto. No início, não deu importância, mas minutos depois percebeu que sua perna não respondia. O que parecia um gesto comum causou a ruptura de uma artéria vertebral, um dos principais vasos do pescoço. O rompimento gerou um coágulo que levou a um acidente vascular cerebral (AVC), deixando seu lado esquerdo parcialmente paralisado. Mesmo após uma cirurgia para reparar a artéria e meses de fisioterapia, Natalie ainda enfrenta limitações para andar longos períodos e movimentar completamente o braço e a perna.
A história de Natalie alerta para um risco pouco
conhecido: movimentos bruscos no pescoço podem causar dissecção da artéria
vertebral, uma das causas de AVC em jovens. Embora seja raro, os sinais devem
ser levados a sério, dor súbita no pescoço, tontura, fraqueza em um lado do
corpo ou dificuldade de coordenação exigem atenção médica imediata. Determinada
a transformar sua experiência em aprendizado, Natalie compartilha sua história
para conscientizar outras pessoas, mostrando que até gestos comuns do dia a dia
podem exigir cuidado e respeito com o próprio corpo (Fonte: Facebook, Realmente
Curioso)













































