Escreve
o Jornal I que “a compra de equipamentos para laboratórios, refeições e
transportes escolares, energia e conservação e beneficiação de estradas são os
principais objectos entre os 52 contratos assinados após concurso público. Mas
nesta lista encontramos ainda outro tipo de produtos e serviços. A câmara do
Seixal, por exemplo, gastou 15 708 euros na compra de "papel higiénico e
papel de mãos" e 82 284,60 euros na aquisição de serviços para
"impressão de vinte edições do Seixal Boletim Municipal". O valor
mais elevado (2,4 milhões) entre todos os contratos foi para adquirir refeições
escolares dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do
Tejo. O mais baixo foi da responsabilidade da Entidade Reguladora dos Serviços
Energéticos, que pagou 135,66 euros pela aquisição de serviços de assistência
técnica pós--venda de produtos de software. As universidades foram responsáveis
pelo maior número de concursos, sendo que a maioria diz respeito à aquisição e
instalação de equipamentos científicos. Só a Universidade de Trás-os- -Montes e
Alto Douro celebrou cinco contratos para comprar equipamentos para o edifício
de Ciências Veterinárias - Blocos de Laboratórios, por um montante global de
1,2 milhões euros. A Universidade de Aveiro lançou cinco concursos por 268,5
mil euros para comprar equipamento diverso para apetrechar o laboratório de
materiais da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção. O
Instituto Politécnico de Castelo Branco, por seu lado, lançou um concurso para
comprar "rações" por 54 714,10 euros. Entre os 21 concursos lançados
pelos municípios, no valor global de 5,8 milhões de euros, destacam-se o da
"regulação da iluminação pública" da câmara de Gondomar (884 730,91
euros), o das "obras da defesa da orla marítima do Faial da Terra",
projecto que a autarquia da povoação gastou 824,9 mil euros; e o do
"melhoramento das infra-estruturas náuticas do Porto de Abrigo de
Alvor" que obrigou o município de Portimão a desembolsar 207 mil euros. A
câmara que celebrou mais contratos foi a de Montemor-o-Velho (5), três para
conservação e reparação de estradas e arruamentos, um para transportes
escolares e outro para fornecimento de energia eléctrica. Os gastos totais ficaram-se
pelos 312,1 mil euros. Entre as empresas municipais destacam-se os dois milhões
de euros gastos pela A.R.M. - Águas e Resíduos da Madeira, na aquisição de
viaturas de recolha de resíduos sólidos e de lavagem de contentores. A Águas de
Coimbra pagou 842,2 mil euros na remodelação da rede de abastecimento de água
em várias zonas do concelho, enquanto que ADRA - Águas da Região de Aveiro
desembolsou 190 mil euros na aquisição de serviços de manutenção de equipamentos
electromecânicos e a do Ribatejo 51,8 mil euros para limpar as lagoas da ETAR
de Salvaterra de Magos. Refira-se ainda que o Ministério da Defesa lançou um
concurso para reabilitar os "alojamentos na ala nascente piso 1 - messe
dos sargentos" por 189,7 mil euros. Entre as freguesias só há um concurso
a assinalar: remodelação do auditório do Centro Cultural de Milheirós de
Poiares por 317,1 mil euros”.