sexta-feira, junho 03, 2011

Eleições na Madeira: costa norte

Porto Moniz



Eleitoralmente o Porto Moniz é o mais pequeno concelho da Região. Não costuma gerar surpresas e nem mesmo o facto do CDS/PP ou o PS conseguirem votações diferentes nas autárquicas, regra geral nas legislativas nacionais e nas regionais não é por causa do Porto Moniz que o PSD deixa de ter uma posição eleitoral hegemónica. A verdade é que em termos eleitorais o PS passou a ser a segunda força política invertendo o que inicialmente se passou com o CDS.


São Vicente




É um concelho onde o PSD e o PS praticamente disputam o eleitorado. O CDS, que já chegou a ter uma junta de freguesia (Boaventura) nos primórdios do processo eleitoral democrático, foi perdendo gradualmente posição eleitoral, sendo hoje a terceira força política com cerca de metade. de S.Vicente que o PSD deixa de ter uma posição eleitoral hegemónica neste município.


Santana




Outro concelho onde a disputa eleitoral se resume ao PSD e ao PS, com o CDS a perder a posição que chegou a deter inicialmente. Apesar de algumas oscilações, mais sentidas nas autárquicas, e com algum exagero quase que se poderia considerar Santana como um “quintal” laranja sempre que se tratam de actos eleitorais regionais e legislativas nacionais. Contudo, e tal como os demais concelhos do Norte, a predominância das agricultura e de uma significativa percentagem de população dos escalões etários mais altos, faz com que em, momentos de crise surjam problemas novos que precisam de ter especial atenção. Santana tem um problema (rodoviário) adicional, resultante do corte da estrada nacional, que tem causado transtornos e pode gerar alguma insatisfação. A verdade é que Santana precisa de ver concluída a nova estrutura rodoviária em construção, a qual resolverá um dos principais problemas de acessibilidade nesta faixa concelhia nortenha, ligando o centro do concelho até ao centro de S.Vicente a ao partir de onde se acede ao Porto Moniz ou à Ribeira Brava com novas e funcionais estradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário