domingo, maio 16, 2010

RTP prepara reestruturação...

Li no Correio da Manhã, num texto asinado pelo jornalista Hugo Real que a RTP "está a preparar uma reestruturação. A informação foi confirmada ao CM por fonte da empresa, em resposta às declarações de Teixeira dos Santos, que ontem apresentou um plano de austeridade que vai afectar as empresas públicas.“Há um processo de reestruturação em curso na RTP, que contempla medidas em matéria de modelo operativo e de modelo de negócio”, refere fonte oficial da empresa pública de rádio e televisão. “As condições económicas e financeiras do País obrigarão, seguramente, a uma evolução mais exigente e mais acelerada dessa reestruturação”, afirma, acrescentando que “está já marcada uma reunião no Ministério das Finanças para conhecer as novas condições de financiamento público”. Ontem, em entrevista à SIC, Teixeira dos Santos revelou que a RTP vai ser uma das empresas públicas afectadas pelo plano de austeridade. Sem concretizar valores, adiantou que o grupo público de rádio e televisão irá ter cortes nas indemnizações compensatórias, da mesma forma que será pedido aos seus gestores alguns sacrifícios. Para este ano está previsto que a RTP receba 298 milhões de euros do Estado, através de três mecanismos distintos: indemnização compensatória (121 milhões de euros), taxa audiovisual (113 milhões) e aumento de capital (64,3 milhões). Os números foram revelados pelo CM a 8 de Abril, dia seguinte à apresentação de contas da empresa pública liderada por Guilherme Costa. Além deste corte, a RTP também deverá ser abrangida pela redução de salários de cinco por cento previstos para gestores de empresas publicas. Em 2009, e como o CM publicou a 28 de Abril, a administração da RTP recebeu, mais de 1,2 milhões de euros em salários, entre outras regalias e compensações. A redução de cinco por cento nos salários da administração deverá significar uma poupança entre os 50 e os 60 mil euros".

Sem comentários:

Enviar um comentário