domingo, março 14, 2010

Ronaldo: o rei da publicidade em Portugal

Escreve o jornalista do DN de Lisboa, Carlos Nogueira que um "empresa portuguesa revela que a estrela do Real Madrid tem um potencial mediático de 94 milhões de euros. No nosso país não há desportista mais fiável na arte de fazer chegar um produto aos consumidores. Este valor foi encontrado depois de um levantamento sobre a quantidade e o espaço editorial que várias personalidades ocuparam nos órgãos de comunicação no ano de 2009. José Mourinho surge com uma cotação de 29 milhões de euros, seguido de perto por Jesualdo Ferreira.Cristiano Ronaldo é de longe o desportista com maior potencial mediático em Portugal, segundo um estudo da empresa Cision que o DN revela em primeira mão. A estrela do Real Madrid surge com um valor potencial para o mercado publicitário de 94 milhões de euros, bem à frente dos restantes nomes incluídos no estudo, onde José Mourinho surge em segundo lugar, com 29 milhões de euros. Na base deste estudo esteve um levantamento de todas as notícias publicadas durante todo o ano de 2009 nos órgãos de informação portugueses - jornais, rádio, Internet ou televisão - onde saíram cada um destes nomes. Segundo Uriel Oliveira, director da empresa, o estudo "levou em conta o número de vezes em que estas personalidades são citadas e o espaço editorial que ocupam em cada um dos meios de informação". Deste cálculo, tendo em conta essas variáveis, "resulta o valor potencial sobre o qual as marcas vão trabalhar para escolher a melhor personalidade para servirem de veículo para os seus produtos". Nesta lista, destaca-se o facto de Jorge Jesus, treinador do Benfica, surgir apenas em quinto lugar, algo que Uriel Oliveira justifica por ele apenas ter chegado à Luz a meio do ano de 2009. Ainda assim, este responsável pela Cision considera que Jesus tem "menos valor mediático" que Quique Flores, que no estudo do primeiro semestre do ano passado valia 15 milhões de euros, algo que justifica com o facto de o espanhol, além de na imprensa desportiva aparecer também na vertente social. O estudo reflecte ainda "o país desportivo", pois as figuras do futebol surgem no topo da lista em relação às das outras modalidades". (foto de "A Bola" com a devida vénia)

Sem comentários:

Enviar um comentário