segunda-feira, setembro 01, 2008

Estudo da ACIF: Sustentabilidade das LCC na RAM

Relativamente ao cluster de incertezas associadas à sustentabilidade das LCC na RAM, surgem também duas questões preponderantes. Face às pressões actuais relacionadas com o preço dos combustíveis e recentes prejuízos reportados no primeiro trimestre de 2008 pelas principais companhias LCC, começa a ser questionada a sustentabilidade do próprio
modelo de negócio das mesmas. Por outro lado, considerando a dimensão da RAM, que reduzido tráfego outbound potencia, e as taxas aeroportuárias cobradas coloca-se a questão de até que ponto a RAM será capaz de continuar atractiva para as LCC, de uma forma sustentada a prazo. Desta forma, o primeiro eixo deste cluster apresenta incertezas relacionadas com o próprio desenvolvimento futuro do modelo de negócio das LCC. A sua sustentabilidade poderá assim fazer oscilar o crescimento da procura, assim como os modelos de negócio actualmente em prática na RAM.

Cenários traçados para o estudo do impacte económico
da entrada das LCC na RAM

Tendo presente as tendências identificadas e cruzando os dois eixos de cenarização, obtemos quatro potencias cenários de desenvolvimento turístico da RAM sujeitos ao estudo do respectivo impacte económico na região, conforme apresentado adiante. Estes constituem, de acordo as estimativas de evoluções possíveis e as alternativas do turismo da RAM, no quadro do contributo das LCC para o desenvolvimento da economia regional, sendo caracterizados de forma sumária, de acordo com o seguinte:


Sem comentários:

Enviar um comentário