segunda-feira, setembro 01, 2008

Estudo da ACIF: cenários prospectivos de desenvolvimento turístico da RAM

O quadro de desenvolvimento turístico da RAM dependerá de um conjunto de tendências globais, regionais e locais, bem como de uma série de outros factores de complexa predição. Assim, a aferição do impacte das LCC na economia regional, através das tendências identificadas, torna-se um exercício que peca pela singularidade da análise e por não estabelecer o quadro de riscos e incertezas que determinam o desenvolvimento futuro da região e da respectiva economia.
A concepção de cenários de desenvolvimento prospectivos, conjugando as tendências com os principais clusters de incertezas, permite aos agentes económicos uma melhor visão dos riscos que o futuro poderá reservar e a definição de estratégias dotadas da flexibilidade necessária à adequação a cada um dos cenários de desenvolvimento potenciais. Nesse sentido, não é objectivo do presente capítulo a definição e selecção do cenário “ideal”, mas sim a caracterização de cenários prováveis de desenvolvimento turístico da RAM e do respectivo impacte que a entrada das LCC poderá apresentar em cada um desses cenários. Da análise das tendências internacionais e das diversas entrevistas que tivemos oportunidade de realizar com diferentes agentes envolvidos no sector do turismo, concluímos que os dois grandes eixos de incerteza relativamente ao futuro do turismo na RAM, à luz do impacte que a introdução das LCC poderá apresentar, são:
􀂃 O reconhecimento da Madeira como destino turístico;
􀂃 A sustentabilidade das operações LCC na RAM.
A definição dos eixos de cenarização e dos respectivos pólos de análise é resultado de um conjunto de incertezas dominantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário